quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Copa Africana: filho de Abedi Pelé marca, Gana bate Burkina Faso e vai às quartas

Sob os olhares de Essien nas arquibancadas, Estrelas Negras se aproveitam da fragilidade do adversário e passam de fase na competição

Lance de jogo entre Gana e Burkina Faso

Sem muito trabalho, mas tampouco sem apresentar o futebol de uma seleção que está classificada à Copa do Mundo de 2010, Gana derrotou a frágil Burkina Faso por 1 a 0, nesta terça-feira, em jogo válido pela última rodada do Grupo B da Copa Africana de Nações . Com o resultado, as Estrelas Negras chegaram aos três pontos (2º lugar) se garantiram nas quartas de final da competição realizada em Angola. O gol foi de Ayew, filho do ídolo Abedi Pelé.

Na próxima fase, a seleção de Gana, que não contou com o volante Essien (machucado e de muletas, o jogador do Chelsea assistiu ao jogo em Cabinda das arquibancadas), vai encarar os anfitriões. Costa do Marfim, que folgou na rodada devido ao fato de Togo ter deixado o torneio por causa do atentado de duas semanas atrás, terminou na liderança da chave com quatro pontos.

Precisando apenas de um empate para ir às quartas, a seleção de Burkina Faso entrou em campo claramente preocupada em explorar os contra-ataques. Os ganeses, por sua vez, tentavam pressionar, mas sem muito sucesso.

Aos 30 minutos, em um lance fortuito, Gana conseguiu chegar ao primeiro (e único) gol da partida. Após cruzamento pelo lado esquerdo, Ayew aproveitou um cochilo da defesa adversária e, sem sair do chão cabeceou no canto de Diakite.

No segundo tempo, Burkina Faso até tentava ir à frente para, pelo menos, alcançar a igualdade. Mas, desarrumada e, pouco incomodava a meta do goleiro de Kingson. Para piorar, aos 20, Tall, que já tinha amarelo, acertou uma cotovelada em Gyan e acabou expulso. Com um homem a mais, Gana controlou a partida e assegurou a vaga sem sustos, porém, sem brilho também.

fonte: globo