terça-feira, 12 de abril de 2011

Com velhas bases e ‘atletas eternos’, Manchester e Chelsea decidem vaga

Diabos Vermelhos jogam pelo empate e apostam no poder de decisão de Rooney. Blues precisam de feito raro e sofrem com jejum de 'El Niño' Torres

Por Felipe Rocha Especial para o Globoesporte.com, em Manchester (ING)

De um lado o Manchester United, com a vantagem de jogar pelo empate, invicto em seu estádio há 27 jogos e vivo no sonho de ter a "temporada perfeita". Do outro o Chelsea, pressionado, precisando vencer na casa do adversário para "salvar o ano" e evitar uma iminente renovação no elenco. Este é o cenário do duelo desta terça-feira, às 15h45m (de Brasília), no Old Trafford, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, com acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. Nos dois lados, porém, há uma grande semelhança: a fidelidade de alguns jogadores, que têm suas histórias praticamente confundidas com as de seus clubes.

Montagem Manchester x Chelsea (Foto: Reprodução)Ferdinand, Giggs e Rooney de um lado, Lampard, Terry e Cech do outro: velhos inimigos (Foto: Reprodução)

Falar em Giggs, Scholes ou Rooney, é imediatamente ligá-los ao vermelho do Manchester. Ouvir os nomes de Lampard, Terry e Cech, e o azul do Chelsea vem logo à mente. O time de Alex Ferguson segue vivo em busca da "Tríplice Coroa’: Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra (semifinal sábado contra o Manchester City), além da Liga dos Campeões. O clube pode ser o primeiro da Europa a conseguir a façanha pela segunda vez (conseguiu em 1999). Os Blues, porém, veem na principal competição europeia a última chance clara de levantar alguma taça na temporada.

- A pressão não é uma coisa ruim, é uma motivação a mais. Significa que devemos estar mais focados. Vai ser difícil, mas temos muitas possibilidades de fazer um grande jogo – disse o técnico Carlo Ancelotti.

Como se não bastasse, o Chelsea ainda tem na memória a derrota para o rival do norte da Inglaterra, nos pênaltis, na decisão de 2008, em Moscou.

- Essa obsessão (em ganhar a Liga dos Campeões) não vai fazer o Chelsea ter mais vontade do que nós. Vamos entrar desesperados pela vitória – afirmou Ferguson.

As bases das equipes que atuaram na final disputada na Rússia serão repetidas no duelo desta terça. Seis jogadores de cada lado foram titulares em Moscou e devem novamente começar o clássico inglês: Van der Sar, Vidic, Ferdinand, Evra, Carrick e Rooney, pelos Diabos; Cech, Terry, Cole, Essien, Lampard e Drogba, pelos Blues.

Rooney comemora gol do Manchester United contra o Chelsea (Foto: Getty Images)Rooney garantiu a vitória do Manchester por 1 a 0 no jogo de ida no Stamford Bridge (Foto: Getty Images)

Chelsea: missão rara

A missão do Chelsea nesta terça-feira pode não ser impossível, mas é rara de acontecer na Liga dos Campeões da Europa. Desde 1992, quando a competição passou a chamar Champions League (antes era Copa dos Campeões), apenas duas vezes uma equipe perdeu em casa a primeira partida de um mata-mata e conseguiu a classificação: o Ajax, em 1996, e o Inter de Milão, nas oitavas-de-final da atual edição do torneio.

Uma eventual eliminação diante dos rivais de Manchester deve causar uma grande renovação no elenco dos Blues. O capitão John Terry deve permanecer na equipe, mas nomes como Drogba, Lampard, Essien e Malouda, além do próprio técnico Ancelotti são especulados pela imprensa local como possíveis baixas em caso de campanha frustrada na Liga.

- Eu não sou a pessoa certa para responder sobre isso. Pergunte ao Roman (Abramovich). Tenho um ano de contrato e pretendo cumpri-lo – afirmou Ancelotti.

Rooney x Torres

fernando torres chelsea manchester city (Foto: agência Getty Images)
Jogador mais caro da Inglaterra, Torres ainda não
fez gols pelo Chelsea (Foto: Getty Images)

No primeiro duelo, no Stamford Bridge, Rooney foi decisivo, marcando o único gol do jogo na última quarta-feira. O inglês vem sendo o principal jogador dos Diabos Vermelhos, autor de 13 gols na temporada, e volta à equipe após cumprir suspensão no fim de semana pelo Campeonato Inglês, por causa dos xingamentos para uma câmera de TV, no dia último dia 4.

Enquanto isso, Fernando Torres ainda não sabe o gostinho de balançar as redes com a camisa do Chelsea. O atacante de R$ 133 milhões está há quase onze horas (ou dez jogos) sem marcar pelos Blues e não tem lugar confirmado entre os titulares nesta terça.

- Nunca peço para meus centroavantes marcarem gols. Sei que ele está buscando e não terá pressão de minha parte. O importante é que ele se mexe bem e ajuda o time com sua movimentação. Se vai começar jogando, ainda não sei – analisou o técnico italiano.

- Rooney vai voltar mais descansado com certeza. Não ter jogado no sábado permitiu que fizesse uma melhor preparação para o jogo de amanhã (terça-feira) – disse Sir Alex Ferguson sobre o camisa 10 do Manchester.

O vencedor de Manchester x Chelsea vai enfrentar nas semifinais quem passar do duelo entre Schalke 04 x Inter de Milão. O jogo de volta acontece nesta quarta-feira, na Alemanha, com ampla vantagem dos alemães, que venceram a primeira partida por 5 a 2.

manchester united x chelsea
Van der Sar, Rafael (O´Shea), Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Giggs, Valencia e Park; Hernandez e Rooney. Cech, Bosingwa, Ivanovic, Terry e Cole; Essien, Lampard, Ramires e Benayoun; Drogba e Torres (Anelka)
Técnico: Alex Ferguson Técnico: Carlo Ancelotti
Estádio: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra). Data: 12/4/2011. Árbitro: Olegário Benquerença (Portugal) Auxiliares: Bertino Miranda e João Santos (Portugal)
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir das 15h30 (de Brasília)

FONTE: GLOBO