quarta-feira, 13 de abril de 2011

Favorito, Real enfrenta o Tottenham e pode voltar à semifinal após oito anos

Merengues chegam a Londres com larga vantagem de quatro gols no placar agregado. O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo a partir das 15h20m

Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COM Londres

O Real Madrid pode chegar novamente às semifinais da Liga dos Campeões nesta quarta-feira após oito anos de espera. Isso se confirmar o seu favoritismo, diante do Tottenham, às 15h45m (de Brasília), no estádio White Hart Lane, em Londres, pelas quartas de final. O GLOBOESPORTE.COM transmite a partida ao vivo a partir das 15h20m.

Confira todos os confrontos do mata-mata da Liga dos Campeões 2010/2011

No jogo de ida, o time merengue emplacou uma goleada por 4 a 0 e ganhou tranquilidade para a partida de volta. Isso porque, para reverter o resultado, o time londrino precisará vencer por cinco gols de diferença na Inglaterra – a repetição do placar leva o confronto para a prorrogação para definir o adversário do Barcelona, que derrotou o Shakhtar, por 1 a 0, nesta terça-feira.

josé mourinho real madrid treino (Foto: agência EFE)
José Mourinho caminha sozinho em treino do Real Madrid: respeito ao Tottenham (Foto: agência EFE)

Tottenham à espera de um milagre

Na véspera, o goleiro brasileiro Gomes e o meia Gareth Bale pediram o apoio da torcida para tentar conseguir a “missão impossível”. A inspiração para tentar reverter tal situação vem de três clubes: Leixões, de Portugal, Partizan, da Sérvia, e, curiosamente, do próprio Real Madrid. Mas nunca um clube que não marcou na ida atingiu tal façanha.

van der vaart tottenham treino (Foto: agência Getty Images)
Tímido na partida de ida, Van der Vaart lidera corrida
em atividade do Tottenham (Foto: Getty Images)

– Não se pode entrar aberto contra uma equipa de jogadores de classe mundial. Não podemos atacar sem cabeça, pois corremos o risco de sofrermos contra-ataques e sermos goleados. Temos de o fazer de forma controlada e aproveitar as oportunidades que surjam. Toda a gente sente que a eliminatória está resolvida e sabemos que será preciso um milagre, mas eles acontecem. Se jogarmos muito bem, nunca se sabe – disse o técnico Harry Redknapp, à espera de um milagre.

Em campo, o treinador não poderá contar com o atacante Peter Crouch, herói na vitória por 3 a 2 sobre o Stoke City, no último fim de semana, pelo Campeonato Inglês. O grandalhão, que anotou os dois gols, está suspenso após ter sido expulso no jogo do Santiago Bernabéu.

Do outro lado, o Tottenham encontrará uma equipe espanhola focada, com o técnico Mourinho pedindo que os jogadores não desviem os olhares para a provável maratona de clássicos contra o Barcelona que está por vir e que pensem unicamente na eliminatória contra o time inglês.

Após a surpreendente derrota para o Sporting Gijón, no Campeonato Espanhol, e a oito pontos de distância do Barça, o Real já praticamente esqueceu a competição nacional e focou na Liga dos Campeões e na final da Copa do Rei.

Pendurados do Real não serão poupados

Para a partida contra os Spurs, a ideia de Mourinho é fortalecer o meio-campo para frear o intenso ritmo de jogo do time londrino. Para isso, segundo a imprensa espanhola, o comandante português deverá escalar Esteban Granero e deixar Kaká no banco. O meia formado nas divisões de base da equipe merengue poderá fazer companhia a Khedira e Xabi Alonso e substituindo Di María, um dos pendurados para a semifinal. O zagueiro Pepe, suspenso, é desfalque certo.

Além do argentino, outros quatro jogadores também não podem levar cartão amarelo. São eles: Sergio Ramos, Ricardo Carvalho, Raúl Albiol e Cristiano Ronaldo. Como descansaram na vitória sobre o Athletic Bilbao, no entanto, devem ir a campo.

– Sabemos que é uma situação complicada. Não vou trocar jogadores por cartões, irei a campo com o time titular que acredito ser o melhor. Temos que respeitar o Tottenham porque às vezes o futebol nos trai. Se eu estivesse na posição do Harry Redknapp não jogaria a toalha no chão. Iria tentar tudo para que esse milagre acontecesse. Temos de respeitar o adversário, mas ao mesmo tempo penso que cinco gols não sejam suficientes para o Tottenham, pois estamos aqui para marcar também – afirmou José Mourinho.

kaka real madrid treino (Foto: agência EFE)Kaká em treino na véspera: segundo imprensa espanhola, brasileiro tem poucas chances de ser titular (EFE)
tottenham x real madrid
Gomes, Corluka, Gallas, Dawson e Assou-Ekkoto; Sandro e Modric; Lennon, Van der Vaart e Bale; Defoe. Casillas, Arbeloa, Albiol, Carvalho e Marcelo; Khedira e Xabi Alonso; Cristiano Ronaldo, Granero e Özil; Adebayor.
Técnico: Harry Redknapp. Técnico: José Mourinho.
Estádio: White Hart Lane, em Londres (Inglaterra). Data: 13/04/2011. Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA). Auxiliares: Luca Maggiani e Andrea Stefani (ITA).
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM passa o jogo ao vivo a partir das 15h20 (de Brasília)
FONTE: GLOBO