sexta-feira, 29 de junho de 2012

XVI - CAMPEONATO PORTALEGRENSE DE FUTEBOL

Neste final de semana acontecerá as semi finais do XVI - CAMPEONATO PORTALEGRENSE DE FUTEBOL, os jogos serão no sábado à tarde e domingo à tarde. Convidamos todos para prestigiar os ossos atletas e consequentemente assistir 02 (dois) grandes jogos.
SEMI-FINAIS

HORA 30/06/2012 SÁBADO

15:00 PENEIRÃO X ESTRONDO
PENEIRÃO 2012  x ESTRONDO 2012
HORA 01/07/2012 DOMINGO

15:00 RUA NOVA X PÊGA 
RUA NOVA 2012  x PÊGA 2012

Desde já agradecemos a presença de todos.

CBF vai aplicar emendas da Fifa em 2013; limite de reservas passa para 12


Número de substituições, porém, foi mantido em três. Técnicos não terão mais que notificar o árbitro caso alterem a relação dos titulares antes do jogo

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
135 comentários


A CBF divulgou em seu site oficial que as emendas nas regras do futebol implementadas pela Fifa no dia 31 de maio entrarão em vigor no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2013. A entidade máxima do futebol mundial já autorizou a aplicação imediata, mas deixou a critério das confederações nacionais a opção de passar a utilizar as novas determinações a partir da próxima temporada.
A mudança mais impactante diz respeito ao número de jogadores no banco de reservas. Serão permitidos até 12 suplentes - atualmente o limite é sete. O número de substituições (três), no entanto, foi mantido. Desta forma, a CBF orienta as federações a tomar as providências cabíveis, como a adequação do espaço no banco de reservas para os 12 suplentes.
Além disso, caso o técnico de um determinado time queira, antes do início do jogo, fazer alguma alteração na relação dos 11 que vão começar a partida, ele não terá mais a obrigação de notificar o árbitro, como ocorre atualmente. O juiz deverá informar o ocorrido na súmula. Para o ex-árbitro Leonardo Gaciba, hoje comentarista do SporTV e da TV Globo, a mudança dá aos treinadores a chance de praticar uma artimanha. Ele prevê polêmica.
- Parece-me que, a partir de hoje, estão autorizando aquelas escalações escondidas a treinadores. Pelo que leio, um treinador pode relacionar um atleta e “enganar” o adversário até entrar em campo. Por exemplo, eu relaciono o número 5 como titular e notifico o árbitro e todos presentes antes do jogo. Hoje, para fazer a troca, o árbitro (e no Brasil, pela lei nacional, os torcedores) deveriam ser notificados. Agora, autorizado pela lei, eu posso colocar o número 15 em campo no lugar do 5 no instante que o jogo for iniciar sem avisar ninguém e não serei punido por isso. Vai dar confusão! Escreve aí! - postou Gaciba em seu blog no SporTV. com.
Outras mudanças válidas a partir de 2013:
- No procedimento de bola ao chão:
* Se a bola for chutada diretamente para o gol adversário e entrar, será concedido um tiro de meta -  hoje o gol seria concedido.
* Se a bola for chutada depois de uma bola ao chão e entrar no próprio gol, será escanteio para o adversário - hoje o gol contra seria concedido.
- Só será permitido o uso de fitas adesivas nos meiões se estas foram na mesma cor do local onde estão afixadas. Neste caso, o bom senso do árbitro será fundamental. O objetivo é que os atletas não tenham a visão prejudicada.
- Cartão amarelo para o jogador que "tocar a bola deliberadamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba". Neste caso, a única alteração foi a retirada da palavra "manifestamente" depois de "deliberadamente". O objetivo foi tentar facilitar a interpretação e evitar problemas de tradução. Os árbitros devem mostrar o amarelo quando um atleta causa prejuízo ao adversário, e não quando há apenas a colocação da mão na bola.
- Toda publicidade que é colocada no chão deve ficar a pelo menos um metro das linhas demarcatórias do campo. As publicidades verticais deverão ser colocadas a no mínimo: um metro das linhas laterais do campo; na mesma distância das linhas de meta que a profundidade das redes de meta; um metro das redes de meta.

fonte: globo

Vontade de Zinho dá sobrevida a Dunga, mas Sampaoli ainda é favorito


Diretor quer ex-companheiro de Seleção como novo técnico do Flamengo. Argentino é o voto de outra ala da cúpula do futebol

Por Janir Júnior e Richard Souza
Rio de Janeiro
167 comentários
Dunga foi o técnico do Brasil na Copa de 2010 (Foto: Getty Images)
Dunga é o preferido de Zinho para comandar o Fla
(Foto: Getty Images)
Jorge Sampaoli é o mais cotado para ser o sucessor de Joel Santana no Flamengo, mas não o único. Enquanto o atual treinador do Universidad de Chile é um desejo da maior parte da cúpula do futebol e foi procurado pelo clube na última quarta-feira, o diretor de futebol Zinho mantém Dunga na disputa. O voto do dirigente é pelo ex-técnico da Seleção, companheiro na conquista da Copa do Mundo de 1994 e amigo dele.
Até quarta, Dunga era, de fato, um nome forte para assumir o posto. O treinador serviu de balão de ensaio. Integrantes da cúpula de futebol do Rubro-negro planejaram divulgar a possibilidade de contratá-lo para ter uma ideia da repercussão. Tendo a imprensa, redes sociais, entre outras manifestações no mundo real e virtual, como termômetro, alguns dirigentes ficaram assustados com o índice de rejeição ao capitão do tetra. Ainda assim, Zinho não desistiu.
O argentino Sampaoli é o preferido de três vice-presidentes. O de finanças, Michel Levy; o de futebol, Paulo Cesar Coutinho, e o de relações externas, Walter Oaquim. Coutinho e Oaquim, aliás, defenderam a contratação de Sampaoli há quase cinco meses, quando Vanderlei Luxemburgo foi demitido e Joel assumiu. O vice-presidente Hélio Paulo Ferraz também é um entusiasta do negócio.
Aos 48 anos, Dunga está sem trabalhar desde a eliminação da Seleção Brasileira para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010. Apesar da vontade de Zinho, o nome e alguns métodos de trabalho provocam questionamentos internos. Durante o Mundial da África do Sul, a relação do técnico com a imprensa foi de constantes atritos.
Jorge Sampaoli técnico da La U (Foto: AFP)
Jorge Sampaoli tem a preferência de três
vice-presidentes do Fla (Foto: AFP)
Aos 52 anos, fã de Marcelo Bielsa, Sampaoli tem se destacado desde 2011 no Universidad de Chile. Conquistou o título chileno e a Copa Sul-Americana. Na atual temporada, levou La U à semifinal da Libertadores da América, mas acabou eliminado pelo Boca Juniors, da Argentina. O time dele está na decisão do Torneio Apertura chileno (perdeu a primeira partida para o O'Higgins nesta quinta-feira: 2 a 1).
A maior preocupação é com a adaptação de Sampaoli ao futebol brasileiro. Os treinamentos do técnico têm grande ênfase na parte tática, bem diferentes do dia a dia no Brasil. Além disso, hábitos como fechar grande parte dos treinos para a imprensa poderiam não ser bem aceitos por aqui.
No contato inicial feito pela diretoria rubro-negra, a resposta de Sampaoli foi positiva, mas a negociação só vai poder ser concretizada a partir da próxima terça-feira, dia seguinte ao segundo e decisivo jogo do Apertura.
Enquanto o Flamengo está entre Jorge Sampaoli e Dunga, Joel Santana prepara normalmente a equipe para o próximo jogo do Brasileirão. No domingo, às 18h30m (de Brasília), no Rubro-Negro recebe o Atlético-GO, no Engenhão, pela sétima rodada. É possível que o técnico comande o time à beira do campo, apesar de estar ciente de que a saída é questão de tempo.
fonte: globo

Santos prioriza contratação de atacantes e cogita Martínez, do Vélez


Nome do argentino de 26 anos é comentado em reuniões de dirigentes do Peixe, mas ainda não há negociação em andamento

Por Marcelo Hazan
Santos, SP
23 comentários
Alan Kardec e Rentería tiveram seus empréstimos encerrados e já deixaram o Santos. Nome certo na lista de Mano Menezes para os Jogos de Londres, Neymar será outro desfalque para o time durante a disputa da competição - caso a Seleção vá até a final, o craque pode ser baixa em sete partidas do Brasileirão. Justamente por conta das lacunas no ataque, o Peixe vai priorizar contratações de atletas deste setor. Um dos nomes cogitados entre os dirigentes foi o do argentino Juan Martínez, do Vélez Sarsfield-ARG.
Adriano e Juan Martinez, Velez x Santos (Foto: Agência AP)Adriano tenta tomar a bola de Juan Martinez, durante jogo na Argentina, pela Libertadores (Foto: AP)
Destaque contra o Santos nas quartas de final da Libertadores, em que viu seu time ser eliminado pelo Peixe nos pênaltis por 4 a 2, o "Burrito" (apelido do jogador pela semelhança com o futebol de Ortega, que é chamado da mesma maneira) despertou a atenção do Alvinegro. Após a partida de volta, Tata, auxiliar técnico de Muricy Ramalho, conversou com o jogador ainda no gramado da Vila.
Segundo o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues Filho, o nome do atacante de fato constou na lista de reforços do clube, mas nenhuma negociação ainda foi aberta por esta contratação.
- Dentre as várias relações que fizemos, o Martínez foi um nome discutido, mas tem contrato com o Vélez. Damos preferência a jogadores que estão disponíveis. É um jogador com contrato, estamos estudando. Como perdemos atacantes, estamos sempre atentos para reforçar o plantel. É um atleta interessante, veloz e que joga bem, mas não definimos nada em relação a ele - confirma o dirigente.

Com contrato até junho de 2013, o atacante de 26 anos já declarou sua vontade de deixar o Vélez, que também tem interesse em negociá-lo.

- Estou há muito tempo no Vélez. Já ganhamos títulos, mas acredito que chegou a hora de uma mudança - afirmou o jogador, de acordo com a assessoria de imprensa do clube argentino (desde 2011 o atleta já manifesta seu desejo de sair do Vélez).

Apesar disso, na Argentina só se tem conhecimento do interesse do Genoa, da Itália, e nenhuma proposta oficial chegou ao time pelo jogador. Mesmo com situação econômica estável, o "Fortín" (apelido do Vélez) precisa vender atletas para manter as finanças em dia.

No torneio "Clausura" de 2012, equivalente ao campeonato nacional brasileiro, Martínez fez cinco gols em 15 partidas (sendo 13 delas como titular) pelo Vélez.

Enquanto aguarda a resolução da situação de Bill, reforço certo, mas que ainda não tem data para se apresentar ao Santos, o clube corre para dar alternativas a Muricy no ataque. Com os desfalques citados, o treinador teria Borges e os jovens Dimba e Victor Andrade como opções para o setor durante os Jogos de Londres.
fonte: globo

No jogo do centenário do Fla-Flu, a taça será dividida... literalmente


TV Globo cria troféu em formato de X para dividi-lo e homenagear clubes. GLOBOESPORTE.COM inicia série que lembrará grandes momentos

Por Rafael Cavalieri
Rio de Janeiro
36 comentários


Cem anos, um dia e cinco minutos depois, Flamengo e Fluminense voltarão a se enfrentar após o primeiro duelo emblemático. No dia 7 de julho de 1912, às 15h55m, era dado o pontapé inicial de uma rivalidade com motivos de sobra para ser comemorada. A partida do próximo dia 8 será pelo Campeonato Brasileiro. A primeira, pelo Carioca, nas Laranjeiras, vencida pelos tricolores por 3 a 2, deu bem a ideia de como seriam os quase 400 confrontos que se seguiram do clássico considerado dos mais charmosos do futebol brasileiro.
Inúmeros troféus já foram disputados em grandes finais, até hoje na memória de tricolores e rubro-negros. Quem se esquece dos gols de Assis em 1983 e 1984? Ou da barriga de Renato Gaúcho, que deu o Carioca de 1995 para o Flu? Ou então dos gols de Doval e Júnior pelas finais dos estaduais de 1972 e 1991, com festa rubro-negra? Na ocasião, cada clube levantou a sua taça. Desta vez, a história será diferente.
Taça do Fla- Flu (Foto: Tv Globo)Taça do Fla- Flu será dividida entre os rivais no centenário do clássico (Foto: TV Globo)fonte: globo

Gols para a mãe e melhor atuação da carreira: a noite de Balotelli por Mario


Decisivo na vitória sobre a Alemanha, atacante mostra-se especialmente feliz com a presença materna no estádio e garante que artilharia não é importante

Por GLOBOESPORTE.COM
Varsóvia
103 comentários
O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV transmitem Itália x Espanha a partir das 15h45m (de Brasília) de domingo


O atacante Mario Balotelli foi decisivo para a classificação italiana à final da Eurocopa, que será no próximo domingo contra a Espanha. Ele marcou os dois gols da vitória sobre a Alemanha nesta quinta-feira e, segundo as palavras do próprio, teve a melhor atuação de sua carreira. E não foi só isso. O jogo teve um sabor ainda mais especial para o atacante pelo fato de sua mãe adotiva, Silvia, ter acompanhado tudo de perto.
- Essa foi a maior noite da minha carreira, mas espero que domingo seja ainda melhor. Eu dedico meus gols à minha mãe. Ela é idosa e estava no estádio nesta noite. Estou feliz porque gostaria de ter feito um gol para ela. No domingo, meu pai estará aqui também e eu gostaria de marcar novamente - disse o atacante, em entrevista ao canal italiano RAI.
Balotelli e sua mãe, Itália (Foto: Agência EFE)Balotelli com a mãe Silvia (Foto: Agência EFE)
Mesmo com a atuação de gala, Balotelli não recebeu o prêmio de melhor do jogo, que ficou nas mãos de Pirlo. Outro consolo poderia ser a artilharia da Eurocopa. Afinal, ele divide atualmente o posto de goleador com Cristiano Ronaldo (Portugal), Alan Dzagoev (Rússia), Mario Mandzukic (Croácia) e Mario Gómez (Alemanha) - todos com três gols marcados. Mas nada disso impressiona Balo, que está obcecado no título europeu.
Mario Balotelli marca gol da Itália contra a Alemanha (Foto: AP)Mario Balotelli acerta um chute indefensável para fazer Itália 2 x 1 Alemanha (Foto: AP)
- Artilharia? Vamos ver. Gostaria mesmo era de marcar na final. Mas não ligo como vai ser minha atuação no domingo. O que eu quero é vencer - disse o atacante.
Para levantar a taça da Euro, Balotelli e companhia terão que passar pela Espanha na final deste domingo. As duas seleções já se enfrentaram na primeira fase – no empate por 1 a 1 – e os italianos esperam tirar proveito disso.
- Não temos medo da Espanha. Sabemos como eles jogam e sabemos como batê-los. Nós temos que ter paciência e esperá-los. Eles trocam muitos passes nas sabemos como vencer - acrescentou Balotelli.
Sonho italiano
Já o lateral-esquerdo Giorgio Chiellini, que era dúvida para o duelo desta quinta, disse que a classificação para a final representa um sonho.
- Há dez dias, jogar esta partida era apenas um sonho. Tenho que agradecer ao departamento médico e ao técnico por me ajudarem a me recuperar. Estamos vivendo um sonho junto com milhões de italianos - disse Chiellini.
fonte: globo

Árbitro português apita a final da Euro


Pedro Proença é o condutor do duelo de domingo, entre Espanha e Itália

Por Agências de notícias
Rio de Janeiro
1 comentário
Pedro Proença juiz da final da Liga dos Campeões (Foto: AFP)
Proença tem a responsabilidade de apitar a final
da Eurocopa, entre Espanha e Itália (Foto: AFP)



O árbitro português Pedro Proença apitará a final da Eurocopa entre Espanha e Itália em Kiev, no domingo, anunciou a Uefa nesta sexta-feira. A Fúria eliminou Portugal nos pênaltis por uma das semifinais, enquanto a Azzurra se qualificou vencendo a Alemanha por 2 a 1.

Proença, de 41 anos, apitou a final da Liga dos Campeões no mês passado entre Bayern de Munique e Chelsea, quando a equipe inglesa levou a melhor e levantou a taça.

Ele terá como auxiliares os compatriotas Bertino Cunha Miranda e Ricardo Jorge Ferreira Santos, enquanto Manuel Jorge Neves Moreira de Sousa e Duarte Nuno Pereira Gomes serão os assistentes de linha de fundo. O quarto árbitro será o turco Cüneyt Cakir.
O jogo entre Espanha e Itália acontece às 15h45m (de Brasília), no estádio Olímpico de Kiev. ATV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem a decisão ao vivo.
fonte: globo

Casillas busca recordes, analisa 'oásis' boleiro e revela sonho infantil


Capitão da Espanha pode superar Beckenbauer, caso levante a taça na final de domingo, e Goycochea, se defender pênaltis em disputa decisiva

Por Rafael Maranhão
Direto de Donetsk, Ucrânia
9 comentários
Se Iker Casillas parasse de jogar futebol, já seria idolatrado eternamente pelos espanhóis. Teria situação financeira bem confortável, longe dos efeitos da grave crise econômica que afeta a maior parte da população de seu país, e tempo de sobra para aproveitar com sua bela namorada, a repórter de TV espanhola Sara Carbonero. Mas Casillas ainda tem outros planos. No domingo, por exemplo, o goleiro tentará alcançar um feito inédito para um jogador europeu: ser campeão de três grandes torneios seguidos. (veja o vídeo com as cobranças de pênalti)
Vencedora da Euro 2008 e da Copa do Mundo de 2010, ao chegar à final da Euro 2012 a Espanha igualou algo que somente a Alemanha Ocidental havia realizado. Os germânicos foram campeões europeus em 1972, mundiais em 1974 e finalistas da Euro 1976. Mas acabaram derrotados nos pênaltis pela Tchecoslováquia na decisão. Uma vitória no domingo, em Kiev, e Iker Casillas será o primeiro capitão a levantar levantar três taças seguidas, o que nem o herói alemão Franz Beckenbauer conseguiu.
- Chegar à decisão de mais uma Eurocopa era um sonho que nós todos buscávamos. Queremos continuar chegando a mais e mais finais. Repetimos um feito que há 36 anos ninguém alcançava e agora vamos em busca dessa taça. Espero que as pessoas lembrem-se disso para sempre. Há quatro anos, quem diria que conseguiríamos tudo isso? Mostramos que esse time ainda tem muito "leite" - disse o goleiro, de 31 anos, usando uma expressão espanhola para dizer que a sorte está do lado de sua equipe.
Casillas foi mais uma vez um dos heróis da Espanha na partida que garantiu a vaga na decisão da Eurocopa, a vitória por 4 a 2 nos pênaltis sobre Portugal após empate em 0 a 0 no tempo normal nesta quarta-feira, em Donetsk. O jogador do Real Madrid pegou a primeira cobrança adversária, do meia João Moutinho, e alcançou o brasileiro Taffarel com cinco defesas em disputas de pênaltis em torneios continentais e Copas do Mundo. O recorde ainda pertence ao argentino Goycochea, com seis.
Casillas, Espanha x Portugal (Foto: Agência Reuters)Casillas defende a cobrança de João Moutinho na disputa por pênaltis (Foto: Agência Reuters)
- Não fiz mais do que o meu trabalho. Estou ali para quando meus companheiros precisam de mim e eles fazem o mesmo. Chegar aos pênaltis é complicado. Envolve o acaso, ter especialistas, mas, principalmente, sorte. Tive a intuição de defender o primeiro, tive a sorte de poder adivinhar o canto certo - explicou.
Após a partida em Donetsk, o capitão da seleção espanhola lembrou a situação difícil vivida pelos espanhóis em meio a uma grave crise econômica e uma taxa de desemprego de quase 25%, a maior entre os países industrializados. Casillas disse que a sua equipe representa um "oásis" no difícil momento do país.
- Certas coisas na vida são estranhas. Por mais que as coisas estejam difíceis no nosso país por causa da crise e tudo mais, o futebol tem sido um tipo de oásis que ajuda as pessoas a esquecerem um pouco os problemas. O futebol tem sido uma fonte de alegria e ficamos felizes por isso. Queremos que as pessoas aproveitem este momento ao máximo pois será algo difícil de repetir - afirmou.
Apenas quatro jogadores alemães disputaram as finais das Euros 1972 e 1976 e do Mundial de 1974. Além do líbero e capitão Beckenbauer, o goleiro Sepp Maier, o zagueiro Hans-Georg Schwarzenbeck e o meia Uli Hoeness, hoje presidente do Bayern de Munique. Do lado espanhol, além de Casillas, dos jogadores do grupo atual estiveram em campo nas finais da Euro 2008 e da Copa de 2010 o zagueiro e lateral Sergio Ramos, o atacante Fernando Torres e os meias Xabi Alonso, Xavi e Iniesta.
A geração atual, capitaneada por Iker Casillas, já é a mais vitoriosa da história do futebol espanhol. Por isso, o goleiro torce para que o sucesso atual sirva de inspiração para os jovens que sonham virar jogadores de futebol, da mesma maneira que na infância ele foi buscar a inspiração numa conquista que assistiu pela TV.
- Eu me lembro de ver a final do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, em que a Espanha ganhou a medalha de ouro, e era incrível imaginar o que os jogadores estavam sentindo naquele momento. Esses quatro anos têm sido fantásticos para nós e as crianças espanholas talvez não imaginem o quanto são sortudas por poder assistir a tudo isso - completou.
Além de tornar-se o maior capitão da história do futebol europeu, se vencer a final da Euro 2012 em Kiev, Casillas também chegará a um outro recorde, o de cem vitórias pela seleção espanhola. A marca continua em 99 mesmo após o triunfo sobre Portugal nas semifinais porque, para estatísticas oficiais, o resultado do jogo decidido nas penalidades máximas é considerado um empate.
fonte: globo