sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Manchester City derrota Liverpool de virada e deixa Arsenal na liderança

Philippe Coutinho abre o placar, mas Kompany e Negredo, em falha bisonha do
goleiro Mignolet, garantem vitória que faz os Reds caírem de primeiro para quarto

Por 
Manchester, Inglaterra
182 comentários
No encerramento do "Boxing Day", data tradicional para grandes liquidações e dez jogos do Campeonato Inglês, Manchester CityLiverpool "gastaram a bola" e fizeram uma ótima partida no Etihad Stadium, pela 18ª rodada. O meia-atacante Philippe Coutinho, ex-Vasco, abriu o placar, aos 24 minutos de partida, mas Kompany, de cabeça, aos 31, e Negredo, aos 45, em falha bisonha do goleiro Mignolet, viraram e garantiram a vitória por 2 a 1 dos citizens, ainda com 100% de aproveitamento em casa pela competição.
Os três pontos levaram o City à vice-liderança do Inglês, com 38, a um do Arsenal, de volta ao topo da classificação. O Liverpool caiu da primeira colocação para a quarta, com 36, atrás ainda do Chelsea, terceiro com 37.
Mignolet sofre gol frango, Manchester City x Liverpool (Foto: Getty Images)Mignolet vai mal na bola e não evita o gol da virada de Negredo (Foto: Getty Images)

As duas equipes voltam a jogar no próximo fim de semana. No sábado, o City recebe o Crystal Palace, 17º lugar com 16 pontos, primeiro fora da zona de rebaixamento. No domingo, o Liverpool tem outro clássico. Enfrenta o Chelsea, no Stamford Bridge.
GOL BRASILEIRO

As duas equipes entraram em campo desfalcadas. O City jogou sem o atacante argentino Agüero, machucado, enquanto o Liverpool não teve o seu capitão, o volante veterano inglês Gerrard, também lesionado.

Phillipe Coutinho comemora, Manchester City x Liverpool (Foto: Reuters)Phillipe Coutinho comemora o gol do Liverpoolsobre o Manchester City (Foto: Reuters)
Mas nem a ausência de dois dos principais jogadores atrapalhou a partida. O primeiro tempo foi disputado em ritmo intenso. Dono da casa e do melhor ataque da temporada na Europa, o City partiu para cima e teve as melhores chances no início. Com o trio Navas, David Silva e Zabaleta fazendo boas jogadas pela direita, quase marcou três vezes nos dez primeiros minutos, acertando a trave em cabeçada do atacante espanhol, aos cinco.
Liverpool conseguiu equilibrar pouco a pouco, quase sempre em tabelas rápidas entre Phillipe Coutinho, Suárez e Sterling. Num desses lances, a arbitragem prejudicou os Reds, marcando impedimento inexistente quando o inglês entrou sozinho por trás da zaga, aos 19, após bom passe do uruguaio. Mas, aos 24, em outra boa trama do trio, o britânico surgiu de novo livre diante do goleiro. Driblou Hart e, quando ia concluir, surgiu o camisa 10 brasileiro para abrir o placar com o toque final para a rede.
Quando buscou a troca de passes rápida, Philippe Coutinho foi bem. Mas pecou ao fazer algumas jogadas individuais. Perdeu a bola quase todas as vezes que tentou o drible para cima do marcador. Acabou substituído aos 23 minutos do segundo tempo, para a entrada de Moses.
FALHA FATAL

O City não se assustou ao levar o gol e chegou logo ao empate. Sete minutos depois, aos 31, Skrtel bobeou na marcação, preocupado mais em agarrar a camisa do adversário, e deixou Kompany subir sozinho em cobrança de escanteio para cabecear forte para o fundo da rede.

O trio do Liverpool tentou responder de novo, aos 39, mas Hart salvou no reflexo conclusão de Coutinho dentro da área depois de boa tabelinha entre Suárez e Sterling. Do outro lado, Mignolet não estava tão bem. Pouco antes do intervalo, aos 45, o goleiro se atrapalhou na defesa de um chute com efeito de três dedos de Negredo na meia-lua, batendo fraco com a mão e deixando a bola passar para o fundo da rede.
Negredo comemora, Manchester City x Liverpool (Foto: EFE)Negredo se ajoelha para comemorar o gol da virada diante de torcedores com gorros de Papai Noel azuis (Foto: EFE)

O placar de 2 a 1 deixou o City mais tranquilo no segundo tempo. Com Fernandinho e Yaya Touré bem na proteção à zaga e armação de jogadas, tentou administrar o resultado e apostas nos contra-ataques. Só que o Liverpool estava bem vivo ainda. Nos primeiros dez minutos, o Liverpool chegou com um chute de Suárez quase sem ângulo e uma bobeada da zaga que quase acaba em gol do uruguaio. Depois, aos 26 e 27, Henderson obrigou Hart a fazer difícil defesa desviando de letra um cruzamento da esquerda, e Sterling perdeu chance na pequena área, concluindo muito alto.
Mas parou por aí. Fora tentativas desesperadas de Suárez de cavar pênaltis e faltas nos últimos minutos, o Liverpool não conseguiu assustar mais até o apito final e foi o quarto rival do topo da classificação a cair diante do City no Inglês. O time de Manchester goleou o rival United, por 4 a 1, Tottenham, por 6 a 0, e Arsenal, por 6 a 3. Só perdeu para o Chelsea, por 2 a 1.
FONTE: GLOBO