segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Lembranças do Margarida...

Por Danillo Ferreira
De Brasília

A partir de hoje começarei a escrever semanalmente para o Jornal de Portalegre, e antes de qualquer coisa contarei, para quem não me conhece, quem é esse que vos fala e a minha história com essa serra querida.Bom, me chamo Danillo Ferreira, neto de seu Paulo Soares e filho de Edielson Soares, passei a morar em Portalegre quando ainda estava com dezessete anos, hoje tenho 22, mas tive que voltar a Brasília para fazer faculdade.Curso o 6º semestre de Publicidade e Propaganda na Faculdade JK em Taguatinga, uma cidade satélite de Brasília.Tenho muitas lembranças dessa serra maravilhosa, amigos do peito que não esqueço, forrós que entraram para história, na minha pelo menos, e alguns romances que não poderiam faltar e que me fizeram feliz.Ah saudade! Estudei meu segundo e terceiro ano na Escola Estadual Margarida de Freitas e foi por lá que tomei paixão pelo movimento estudantil. Lembro como se fosse hoje quando eu e meu colega Marcksan decidimos em uma conversa no Pão Nosso, emtão comandado por meu amigo Francisco, criar um grêmio estudantil no Margarida, foi uma loucura. No tempo pensei em não participar e só apoiar alguma chapa, mas não consegui e compus chapa com meu parceiro e uma galera muito boa. Três chapas concorriam ao pleito e foi impressionante o que aconteceu na campanha, até cd gravamos com músicas da nossa chapa, comício na praça da cidade, cartazes, panfletos e muito mais. Mais incrível foram as conversas que gravamos escondidos com professores e alunos para utilizarmos no debate das chapas com participação de professores e alunos, e esse quem participou certamente não vai esquecer. Foi um ano que revolucionamos essa escola até então pacata, realizando torneios de futebol, cobrando melhorias da direção e até um encontro cultural com visitantes de outras cidades realizamos!O sentimento foi tão bom, que tomei gosto pela coisa e logo que cheguei à faculdade procurei me envolver com algo do tipo, porém não existia nada assim no meu curso. E como aconteceu no Margarida, me juntei a outro amigo de classe e resolvemos criar nosso Centro Acadêmico do Curso de ComunicaçãoSocial, ou seja, tem a mesma função do grêmio, mas na faculdade tem outro nome. Na primeira gestão fui vice-presidente e hoje, já em minha segunda gestão sou o presidente do Centro Acadêmico de Comunicação JK.Mas a história ainda não acabou, achei pouco as dores de cabeça com o CA e resolvi me envolver mais, procurando outros CA’s de outras faculdades para trocar experiências e logo me envolvi com a Enecos, que é a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, que representa todos os estudantes de comunicação do país.Atualmente sou um dos cinco coordenadores da região Centro-Oeste da Enecos e teremos nova eleição agora ao final do ano e a chapa da qual participo foi a única apta a concorrer à nova gestão.Por fim deixo claro que não estou colocando meu currículo de militante estudantil para impressionar ninguém, faço isso apenas para mostrar que estudei em uma das melhores escolas do Brasil que se chama Escola Estadual Margarida de Freitas e tenho muito orgulho de ter morado em uma das cidades mais simpáticas e acolhedoras que já conheci, e ela se chama Portalegre.Fico triste em saber que muitos de meus amigos estão tendo de ir para São Paulo ou outras cidades à procura de emprego, tenho medo de voltar e não encontrar todos novamente. Mas escrever daqui me coloca mais perto de vocês e quero de alguma forma retribuir o que essa cidade maravilhosa me deu, que é o sentimento de poder sempre ir além. E vocês também podem, independente de ser aluno, professor, político, trabalhador rural, empresário, etc. Sempre se pode ir além! Abraços e até semana que vem!Na próxima semana conversaremos sobre o poder dos meios de comunicação no nosso país.
Postado por DANILLO FERREIRA