terça-feira, 13 de novembro de 2007

Tiago, da Lusa, o goleiro-artilheiro do ano


Em dez anos, o são-paulino Rogério Ceni, maior goleiro-artilheiro da história do futebol, marcou 78 gols. Em apenas uma temporada, Tiago, da Portuguesa, já fez 13. Desde que anotou o primeiro, Tiago demorou nove meses para chegar aos 13. Ceni, do número 1 ao 13, precisou de dois anos e meio.
Com esses dados, não é difícil imaginar que, num futuro nem tão distante assim, a marca do ídolo tricolor poderá ser quebrada. Um dos ícones da campanha que está perto de resgatar a Lusa para a elite do futebol nacional - basta um empate com o Coritiba nesta terça-feira à noite - vai comemorar muito o acesso, mas já vibra com as bolas que mandou para as redes adversárias.
- E olha que eu comecei a bater faltas e pênaltis meio que por acaso - brinca Tiago, de 23 anos.
Paranaense como Ceni, ele iniciou aos 15 anos no Corinthians. No Timão, chegou a disputar quatro partidas pela equipe profissional. Em uma delas, tomou um gol de pênalti de Rogério Ceni. E, claro, o camisa 1 do São Paulo é a grande inspiração para os seus gols.
- Foi a única vez que eu conversei com o Rogério. No fim desse jogo (quando o São Paulo goleou o Corinthians por 5 a 1 no Brasileirão de 2005), ele veio falar comigo e me desejar sorte - recorda.
Nesta temporada, Tiago marcou 13 gols. Rogério Ceni fez três a menos
Mas só agora, em 2007, Tiago começou a arriscar os chutes. Tudo começou sem querer. Num dos primeiros treinamentos do ano, ele estava com alguns companheiros brincando de acertar o travessão. De longe, o técnico Vágner Benazzi viu, gostou da pontaria do goleiro e pediu para ele passar a treinar mais o fundamento. O primeiro gol, de falta, veio na Série A2 do Paulistão, contra o XV de Jaú. Depois, foram mais 12. São três pelo Paulista, um pela Copa do Brasil e mais nove pela Série B do Brasileiro. A maioria, 11, de pênalti.
OS GOLS DE TIAGO NA TEMPORADA 2007
VÍTIMA
COMPETIÇÃO
COMO FOI...
XV de Jaú (SP) Paulista - A2 De falta
Rio Preto (SP) Paulista - A2 De pênalti
Nacional (SP) Paulista - A2 De falta
Cruzeiro (MG) Copa do Brasil De pênalti
Ceará (CE) Brasileiro - Série B De pênalti
Paulista (SP) Brasileiro - Série B De pênalti
Santa Cruz (PE) Brasileiro - Série B De pênalti
Brasiliense (DF) Brasileiro - Série B De pênalti
Fortaleza (CE) Brasileiro - Série B De pênalti
Ipatinga (MG) Brasileiro - Série B De pênalti
Ituano (SP) Brasileiro - Série B De pênalti
Remo (PA) Brasileiro - Série B De pênalti
Gama (DF) Brasileiro - Série B De pênalti
- Não fico pensando no futuro ou em quantos gols farei na carreira. Quero deixar as coisas acontecerem e os gols saírem naturalmente.