quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Primeira Liga: o que Avaí, Criciúma e Chape precisam para obter as vagas

Times participantes do torneio entre Sul, Minas Gerais e dupla Fla-Flu serão definidos pelo ranking da CBF, e catarinenses têm disputa acirrada por presença no torneio

Por 
Florianópolis, Chapecó e Criciúma
Tabela da Primeira Liga ranking da CBF (Foto: GloboEsporte.com)(Fonte: GloboEsporte.com)
Se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, Avaí e Criciúma ficariam com as duas vagas para a disputa da Primeira Liga, que estreia no ano que vem. Com a derrota para o Goiás no domingo, a Chapecoense foi passada pelo Tigre e viu a competição ficar distante. Os times participantes da competição são definidos pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF, divulgado no fim de cada ano. Das equipes catarinenses, o Figueirense é o único com presença garantida (veja a situação atual no quadro acima)
Entre Leão, Tigre e Verdão do Oeste, a briga é acirrada para entrar no torneio entre clubes do Sul do país, mais Minas Gerais e a dupla Flamengo e Fluminense. Também chamada de Liga Sul-Minas-Rio, a disputa vai reunir 12 agremiações, terá cinco datas e está marcada para o início da próxima temporada.
Na corrida para ter um lugar na Liga, os três times sabem que cada resultado pode mudar os cenários. Após o fim de semana, o Carvoeiro subiu na classificação da Série B e terminou em 12º lugar. Passou a Chape na parcial do ranking, mas a diferença é pequena. Até o time avaiano,  melhor colocado do trio, pode ficar fora da Sul-Minas-Rio. Confira o que cada equipe precisa.
AVAÍ
Avaí apresenta (Foto: Jamira Furlani/Avaí F.C.)Avaí briga na última rodada pela elite e pode garantir Sul-Minas-Rio (Foto: Jamira Furlani/Avaí F.C.)
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, a maior preocupação do Avaí é a permanência na elite do futebol nacional. Assim como na briga pela Série A, o Leão depende apenas de si para jogar a Primeira Liga. Se vencer o campeão Corinthians no próximo domingo, fora de casa, tem a vaga para a Sul-Minas Rio.
Em caso de empate ou derrota para o Timão, a equipe avaiana vai depender de resultados paralelos. Se a Chapecoense subir duas posições na tabela, o Leão precisa ao menos se manter em 16º, para não perder vaga para a Chape e Tigre. Se o time do Oeste catarinense subir uma colocação, o Avaí pode até descer uma casa no Brasileirão.
Há a chance de ir para a Sul-Minas-Rio mesmo se cair duas posições e terminar o Brasileiro no 18º lugar. Aí tem que torcer para a Chape permanecer na 14ª posição.
CRICIÚMA
Wanderson Criciúma x CRB (Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC)Na Série B, Criciúma subiu na tabela e passou a Chapecoense no ranking (Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC)
Encerrado o ano para o Tigre, o clube do Sul do estado fez o que pôde e apenas espera os resultados dos demais catarinenses. Para o Criciúma, a situação é simples. Tem que torcer para a Chapecoense não subir duas colocações na última rodada do Brasileiro.
No entanto, há luz no fim do túnel até mesmo se o Verdão do Oeste passar dois adversários na tabela da Série A. Se o Avaí cair pelo menos uma posição no fim de semana, uma das vagas para a Liga é do Carvoeiro.
CHAPECOENSE
Chapecoense x Goiás (Foto: Cleberson Silva/Chapecoense)Com Série A garantida, Chape foca na Primeira Liga diante do Galo (Foto: Cleberson Silva/Chapecoense)
Em 2016, a Chape estará pelo terceiro ano seguido na Série A. Portanto, o foco agora é todo para buscar a presença na Primeira Liga, e o Verdão do Oeste precisa contar com resultados de outros jogos, além de fazer sua parte.
Se vencer o Atlético-MG no Mineirão, no próximo domingo, às 17h, as chances de vaga na Primeira Liga são maiores. A clube verde e branco precisa subir duas posições no Brasileirão e terminar em 12º. Tem que bater o Galo e contar com tropeços de Flamengo e Fluminense. Assim, passaria o Criciúma no ranking da CBF.
Mas nem tudo está perdido se o cenário ideal não ocorrer. Caso suba apenas uma colocação na tabela, o time alviverde precisa torcer para o Avaí cair duas casas na classificação. Passaria, dessa forma, o Leão no ranking. Há a possibilidade de participação na Sul-Minas-Rio até se permanecer em 14º lugar. Aí, o grupo avaiano teria que cair três posições na última rodada e terminar na vice-lanterna. Isso seria depender da derrota do time azurra e das vitórias de Figueirense, Vasco e Goiás.
fonte: globo