terça-feira, 19 de agosto de 2008

Contra os 'estraga-prazeres' Messi e Riquelme, Brasil luta por vaga na final


Clássico sul-americano em Pequim tem reencontro de brasileiros que se deram mal contra os dois meias argentinos nos últimos anos

Em 2005, Sobis perdeu semifinal sub-20 para time de Messi: é a hora do troco
Dois meias talentosos que estragaram sonhos de jogadores brasileiros nos últimos anos estarão novamente no caminho da seleção nesta terça-feira, às 10h (de Brasília), em Pequim. Messi e Riquelme são os maiores obstáculos para que o Brasil volte à final olímpica do futebol depois de 20 anos e siga o caminho para o ouro inédito. A partida terá transmissão ao vivo da Rede Globo e do SporTV, além de acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

O vencedor do clássico enfrenta na decisão o ganhador de Nigéria x Bélgica, que acontece às 7h (de Brasílai) desta terça, em Xangai. A final será no sábado, à 1h (de Brasília), no estádio Ninho do Pássaro, em Pequim.

Veja a tabela do futebol masculino das Olimpíadas

BRASIL MUNDIAL FC: Tevez e Anderson duelam em vídeo. Veja! Assim como o time de Dunga está atravessado na garganta dos argentinos - afinal, são três vitórias seguidas em decisões -, Messi e Riquelme estão na mira de alguns dos brasileiros que entram em campo nesta terça. Tudo bem que neste ano, o camisa 10 foi derrotado na Libertadores com o Boca Juniors pelo Fluminense, mas em 2007, contra o Grêmio, deu um show, principalmente na primeira partida, em Buenos Aires.- Tive a oportunidade de marcar o Riquelme naquela decisão. É um jogador que tem experiência e qualidade. Não podemos dar espaço para ele - diz Lucas.

Aplausos para Messi no Mineirão

Messi foi personagem de um episódio que gerou críticas de jogadores e comissão técnica recentemente. O craque do Barcelona foi aplaudido pelo público no fim do jogo em que a Argentina empatou com o Brasil por 0 a 0 no Mineirão, pelas eliminatórias. Na época, jogadores reclamaram da postura da torcida. Mas o trauma com Messi é anterior a isso para três jogadores que vão disputar o clássico em Pequim. Renan, Rafael Sobis e Diego Alves estavam no grupo que perdeu a semifinal do Mundial Sub-20 de 2005 por 2 a 1 para a Argentina de Messi, Agüero e Zabaleta, rivais desta terça. O meia-atacante do Barça comandou a vitória com um gol no início do jogo e um passe para Zabaleta decretar nos minutos finais.

Agência/EFE
Messi chegou a ser aplaudido pela torcida brasileira no Mineirão, pelas eliminatórias
- Contra nós, naquele dia, ele bagunçou todo o jogo. Agora, eu, Diego e Renan temos oportunidade de vencer - diz Sobis. Mais do que se livrar dos traumas, os brasileiros se preocupam em buscar a forma ideal de fazer a marcação aos dois. Hernanes diz que Messi precisa de cuidados especiais. - O Messi protege muito bem a bola e lança muito bem. Não podemos deixar espaço nem para ele pensar - diz. Lucas diz que Dunga ainda não explicou como será feita a marcação aos dois meias argentinos, mas faz uma previsão. - Tem que ser uma marcação firme e segura. Temos que diminuir todos os espaços para que eles não possam pensar - diz.


Segundo duelo em Olimpíadas

O duelo desta terça-feira é o segundo entre Argentina e Brasil na história das Olimpíadas. Nas quartas-de-final de Seul-1988, vitória verde-e-amarela por 1 a 0, com gol de Geovani. Na decisão do ouro, o Brasil foi derrotado pela União Soviética por 2 a 1. De lá para cá, só decepções. Em 1992, o time não conseguiu passar pelo Pré-Olímpico da América do Sul. Quatro anos depois, em Atlanta, um time com Ronaldo Fenômeno como estrela principal perdeu para a Nigéria, na semifinal. Em Sidney-2000, derrota para Camarões na prorrogação, com Ronaldinho Gaúcho em campo. Após ficar fora de Atenas-2004, o Brasil está de novo a dois passos de quebrar o incômodo tabu. - É o momento que todos nós estávamos esperando. Agora temos que fazer a nossa parte - diz Diego.

Para encarar o Brasil e tentar dar o troco das derrotas na decisão das duas últimas edições da Copa América e na Copa das Confederações de 2005, a Argentina vai escalar o time que venceu a Holanda por 3 a 2. O goleiro Romero, que entrou durante as quartas-de-final, substitui o contundido Ustari.


FONTE: GLOBO