quarta-feira, 23 de abril de 2008

Para jornal sul-africano, Joel é o Sr. Ninguém


'Daily News' critica pouca experiência internacional do técnico do Flamengo

Jornal sul-africano destaca o fato de Joel Santana sempre usar uma prancheta


Apesar do caminhão de dinheiro que disse ter sido oferecido e a indicação de Carlos Alberto Parreira, a vida do técnico Joel Santana não deverá ser muito fácil na África do Sul, caso se confirme sua contratação. Depois do desmentido do presidente da Confederação local, Raymond Hack, os jornais sul-africanos receberam a ínformação com desconfiança e o "Daily News", em sua edição de terça-feira, chegou a estampar que a seleção apelidada de Bafana Bafana contratará um "Senhor Ninguém".


Sobre a foto do técnico do Flamengo, o jornal estampa na sua página de esportes o título "Bafana get Mr Nobody". No texto fala sobre sua carreira, cita todos os clubes em que trabalhou no Brasil, destacando o fato de ter treinado 26 times em 27 anos de carreira, chamando-o também de andarilho ("journeyman"). Mas não deixa de citar seus títulos estaduais por Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense e as conquistas do Brasileiro e da Copa Mercosul, pelo clube de São Januário, em 2000.


Para o jornal sul-africano, porém, o que alarma é o fato de o técnico de 59 anos nunca ter dirigido uma seleção nacional e apenas ter experiência internacional nas passagens pelo futebol do Oriente Médio e do Japão. Ressalta ainda o fato de ele ter sido demitido de quatro clubes entre 2003 e 2004 e de ser conhecido por sempre trabalhar na beira do campo com sua prancheta, "enquanto a maioria dos seus colegas tem utilizado microcomputadores".


O "Daily News" termina especulando que o que pode ter atraído os sul-africanos é o fato de ter levado o time rubro-negro das últimas às primeiras colocações no Brasileiro do ano passado. Isto porque, a seleção da África do Sul, até então dirigida por Parreira, ainda não conseguiu entusiasmar seus torcedores.

Desconfiança é geral

"The Star", o periódico mais importante de Johanesburgo, afirma que o acerto com Joel só demonstra que a Associação de Futebol da África do Sul (Safa) está desesperada para substituir urgentemente Carlos Alberto Parreira, que confirmou sua saída na última segunda-feira alegando problemas familiares.


O jornal "The Citizen", também de Johanesburgo, afirmou que "caso o nome de Joel Santana seja mencionado na esfera do futebol internacional, provavelmente se escutará que ele não é nem mesmo um ponto no radar de treinadores internacionais". Joel "teve passagens pela Arábia Saudita e pelo Japão, sem grande êxito, mas conquistou alguns títulos no Brasil", também lembra "The Citizen".


Assim como aconteceu com Parreira, o provável salário de Joel Santana já causa polêmica na África do Sul. Segundo a imprensa local, Parreira ganhava mais do que o atual presidente, Thabo Mbeki, em todo o ano. "O salário de Santana não será tão grande quanto o de Parreira, mas se aproximará bastante", informou o mesmo jornal sul-africano.


Fonte: Globo