terça-feira, 10 de novembro de 2015

Libertadores 2016 já conhece 22 classificados. Acompanhe a luta pelas vagas


Huracán saiu na frente do River Plate na semifinal da Copa Sul-Americana
Huracán disputará a segunda Libertadores consecutiva
Com o fim do ano se aproximando, já é possível traçar um panorama dos classificados para a Copa Libertadores da América em 2016. Já foram preenchidas 22 das 38 vagas para o torneio.
Saiba como é a classificação em cada país e quem está na disputa pelos lugares restantes. Este post será atualizado a cada mudança.
ARGENTINA
Cinco das seis vagas já estão definidas. Na fase de grupos, além do atual campeão River Plate, estão classificados Boca Juniors e San Lorenzo, os dois primeiros do campeonato, e o Rosario Central, finalista da Copa Argentina. O Huracán entra na primeira fase, como melhor argentino na Copa Sul-Americana.
A outra vaga na etapa pré-grupos será do vencedor de uma seletiva, com decisão marcada para 6 de dezembro. As semifinais, Racing x Estudiantes e Independiente x Belgrano, são em jogo único, e a final em duas partidas.
BOLÍVIA
Vencedor do Apertura 2014 e do Clausura 2015, o Bolívar entra na fase de grupos. The Strongest, pela pontuação geral da temporada, tem a outra vaga direta. Também pela campanha nos dois torneios, o Oriente Petrolero joga a primeira fase.
BRASIL
As quatro vagas diretas são dos três primeiros colocados do Brasileirão e do campeão da Copa do Brasil. O quarto colocado (ou o quinto, se estiver terminar atrás do campeão da Copa do Brasil), joga a fase prévia.
Corinthians (76 pontos) já se garantiu na fase de grupos e o Atlético Mineiro (65) também está classificado para a Libertadores, faltando um ponto para confirmar a vaga direta. Com 59 pontos, o Grêmio é favorito à terceira vaga. A quarta hoje seria do Santos (54), com o São Paulo (53) o eventual beneficiado por um título santista na Copa do Brasil.
CHILE
Cobresal, campeão do Clausura 2015, tem vaga direta. O vencedor do Apertura irá aos grupos. Faltando três jogos, a disputa pela liderança tem Colo Colo (30 pontos) e Universidad Católica (28). A Universidad de Concepción (25) corre por fora.
A vaga na primeira fase pertence ao campeão da Copa Chile. O torneio está nas semifinais: Universidad de Chile x Universidad de Concepción, Unión Española x Colo Colo. Se o mesmo time vencer campeonato e copa, o outro finalista da copa fica com a vaga.
COLÔMBIA
Vencedor do Apertura, o Deportivo Cali estará nos grupos. Também terá vaga direta o campeão do Finalización, que está a uma rodada do fim da fase de classificação. Oito times avançarão às quartas-de-final.
Já estão garantidos nos mata-matas Atlético Nacional (42 pontos), Once Caldas (34), Alianza Petrolera (33) e Junior de Barraquilla (33). Estão na zona de classificação Tolima (32), Independiente Medellín (32), Santa Fe (30) e Deportivo Pasto (30). Deportivo Cali (29) e Patriotas Boyacá (28) ainda brigam.
A melhor pontuação do ano dá uma vaga na primeira fase. Hoje o primeiro colocado no geral é o Independiente Medellín (78), seguido pelo Atlético Nacional (77). Esta vaga pode ser perdida, porém, caso o Santa Fe vença a Sul-Americana.
EQUADOR
Campeão e vice irão à fase de grupos. A LDU de Quito venceu a primeira etapa do campeonato, portanto está na final e tem uma destas vagas. A LDU também lidera a segunda etapa (33 pontos), mas o Emelec vem um ponto atrás e tem uma partida a menos. Universidad Católica (32) e Independiente del Valle (30) estão na briga.
Caso a LDU vença as duas etapas, a pontuação anual valerá uma vaga direta e uma na primeira fase. Do contrário, a melhor pontuação do ano entre os não-finalistas dá vaga na fase prévia.
MÉXICO
Duas vagas diretas cabem aos melhores da fase de classificação do Apertura entre os times que não disputam a Champions League da Concacaf 2015/16. Restando uma rodada, uma delas já é do Pumas, primeiro colocado com 34 pontos. A outra ficará entre Toluca (29), León (27) e Jaguares de Chiapas (26).
Puebla, via Supercopa, jogará a primeira fase.
PARAGUAI
Cerro Porteño está classificado como campeão do Apertura, e terá a companhia do vencedor do Clausura nos grupos. Faltando três rodadas, o Olimpia lidera com 40 pontos, quatro a mais que o Libertad. Guaraní e Cerro Porteño têm 35, mas o Cerro tem uma partida a recuperar e pode encostar no líder.
A tabela anual serve para definir qual o campeão com a melhor vaga (Paraguai 1) e para definir uma vaga na primeira fase. Hoje a classificação tem Cerro Porteño (87), Guaraní (82), Olimpia (75) e Libertad (74). O Sportivo Luqueño pode tomar a última vaga vencendo a Sul-Americana.
PERU
Os dois finalistas do campeonato terão vagas diretas, e o terceiro colocado entra na primeira fase. Dois times já se garantiram nas semifinais: César Vallejo, vencedor do Torneo del Inca, e Sporting Cristal, campeão do Apertura. Os outros semifinalistas serão o vencedor do Clausura e o dono da melhor pontuação no geral.
Caso o Sporting Cristal vença também o Clausura, estará diretamente assegurado na final (e classificado para a Libertadores). Hoje, o time divide a liderança com o Melgar (25 pontos), mas tem uma partida a menos. Eles também estão iguais na pontuação anual (56).
URUGUAI
Nacional Peñarol, campeão e vice da temporada 2014/15, entram nos grupos. O River Plate jogará a primeira fase pela pontuação geral.
VENEZUELA
Começam na fase de grupos Deportivo Táchira, campeão de 2014/15, e Trujillanos, segundo colocado. Com a melhor campanha entre as demais equipes, o Caracas começa na fase prévia.
fonte: espn