quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Palmeiras projeta ajustes no elenco para 2016: seis jogadores podem sair

A sete jogos para o fim da temporada, alguns jogadores já têm saída praticamente certa em dezembro. Contratações dependem de vaga na Libertadores

Por 
São Paulo

A temporada ainda não acabou, mas a diretoria do Palmeiras já se movimenta para a montagem do elenco da próxima temporada. A chegada de reforços e o investimento na equipe estão diretamente ligados à classificação para a Taça Libertadores da América – que pode se confirmar com o título da Copa do Brasil ou com uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro. Alguns jogadores do atual grupo já têm saída praticamente certa. 
Carrossel Jogadores Palmeiras (Foto: Editoria de arte)Seis jogadores podem deixar o Palmeiras em 2016
Se a ideia no início deste ano era mudar completamente o elenco que quase terminou rebaixado no Brasileirão do ano passado, a filosofia para a próxima temporada é de poucas mudanças. 
Com uma base definida para o time e diversos jogadores consolidados em suas respectivas posições, a diretoria já agiu para renovar com atletas considerados imprescindíveis, como o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Vitor Hugo e o lateral Zé Roberto. 
– O Palmeiras já planeja 2016. Se vai estar ou não na Libertadores, são as duas competições (Brasileiro e Copa do Brasil) restantes que vão definir. Devem existir dois planos estratégicos. Isso é mais em relação à data de apresentação do que à composição do grupo. A gente sabe que algumas questões pontuais precisam ser feitas, mas nada que deva ser externado nesse momento, enfrentando uma decisão – afirmou o gerente Cícero Souza na última semana.
Dos 25 reforços contratados para esta temporada, alguns já foram embora sem grandes feitos com a camisa alviverde, como os meias Ryder e Alan Patrick. O atacante Leandro Pereira, que partiu para o futebol belga, deixou saudade. Fellype Gabriel sequer entrou em campo. Abaixo, o GloboEsporte.com detalha a situação de seis jogadores que podem deixar o clube em dezembro.
ARANHA (GOLEIRO)
Aranha Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Aranha  (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)
Contratado após acordo com o Santos, clube do qual tentou se desvincular nos tribunais por atrasos nos salários, não teve espaço nesta temporada. Entrou em campo apenas em um jogo da primeira fase do Paulistão. Com a renovação de contrato de Fernando Prass, titular absoluto no gol alviverde, e Jaílson com vínculo até 2016, não deverá ser mantido para a próxima temporada. O Verdão ainda conta com Fábio e Vinícius Silvestre, revelados pela base, como opções para a posição.  
VICTOR RAMOS (ZAGUEIRO)
Victor Ramos Palmeiras  (Foto: Felipe Zito)Victor Ramos (Foto: Felipe Zito)
Chegou a ser titular, mas não convenceu na maioria das oportunidades que teve. Já ficou mais de uma vez fora da lista de relacionados por opção do técnico Marcelo Oliveira, que tem dado prioridade a Jackson, cujo contrato também vai somente até o fim deste ano, ao lado de Vitor Hugo na zaga palmeirense.  
JOÃO PAULO (LATERAL-ESQUERDO)
João Paulo Palmeiras Futebol (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)João Paulo (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)
É apenas a terceira opção para a lateral esquerda. O diretor de futebol Alexandre Mattos já deixou claro que reintegrará Victor Luís, atualmente emprestado ao Ceará, ao elenco do Verdão na próxima temporada. Com Zé Roberto e Egídio no elenco, o jogador continuaria sem espaço. João Paulo pertence ao Desportivo Brasil e chegou ao Palmeiras após passagem pelo Flamengo.  
ANDREI GIROTTO (VOLANTE)
Andrei Girotto Palmeiras Treino (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Andrei Girotto (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)
O gol da classificação palmeirense nas quartas de final da Copa do Brasil, na vitória por 3 a 2 sobre o Internacional, não foi suficiente para firmar o volante na equipe palmeirense. Na ausência de Arouca, lesionado, teve atuações fracas e foi substituído antes do segundo tempo em três partidas consecutivas recentemente. O jovem Matheus Sales foi promovido do sub-20 para suprir a carência do clube na posição. 
KELVIN (ATACANTE)
Kelvin Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Kelvin (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)
Uma lesão sofrida na pré-temporada fez com que o ano começasse para ele somente em abril, reduzindo suas oportunidades de ganhar espaço e mostrar seu futebol. Chegou a ter boas atuações, mas sofre com a concorrência no ataque, especialmente depois que Gabriel Jesus se firmou como titular. Como está emprestado, deverá ser devolvido ao Porto em dezembro. 
RAFAEL MARQUES (ATACANTE)
Rafael Marques Palmeiras (Foto: Sergio Gandolphi)Rafael Marques  (Foto: Sergio Gandolphi)
É a maior incógnita no momento. O Palmeiras tem a prioridade de compra, mas precisaria pagar US$ 1,5 milhão ao Henan Jianye, da China, para ficar com o atacante, que é artilheiro da equipe na temporada, com 15 gols marcados. Os gols marcados em clássicos e atuações decisivas em jogos grandes conquistaram a torcida. A solução para o clube seria contar com a ajuda de um investidor. O dono da principal patrocinadora alviverde já deixou claro que gostaria de ver Rafael renovando com o Palmeiras

fonte: globo