segunda-feira, 28 de março de 2011

Neymar estica estada em Londres para começar a se internacionalizar


Camisa 11 teria sido convidado para visitar as instalações do Chelsea. Atacante terá agenda lotada com entrevistas para a imprensa europeia

Por Márcio Iannacca Direto de Londres


Principal destaque da vitória da Seleção Brasileira por 2 a 0 sobre a Escócia, neste domingo, no Emirates Stadium, o atacante Neymar não retornou com a delegação canarinho para o Brasil após o confronto. Liberado pela CBF, ele terá compromissos pelo Santos na Terra da Rainha, onde está acompanhado dos pais Neymar e Nadine Silva. Além dos dois, o empresário do atleta, Wagner Ribeiro, também está na capital inglesa. O camisa 11 do time canarinho teria sido convidado pela direção do Chelsea a fazer uma visita nas instalações do clube, além de ter uma agenda cheia: serão seis entrevistas para a imprensa europeia.

A estratégia de uma conversa com a imprensa do Velho Continente faz parte do projeto de fortalecimento e internacionalização da marca Santos e Neymar, que consta no famoso "plano de carreira" - este foi o atrativo do Peixe para que o atleta aceitasse permanecer na Vila Belmiro e recusasse uma proposta do Chelsea, em agosto passado.

O plano é também que o camisa 11 do Peixe tenha a possibilidade, a médio prazo, de ser um dos atletas a ser indicado ao prêmio de Melhor do Mundo da Fifa atuando em um clube brasileiro. O atacante volta ao Brasil na terça-feira pela manhã, acompanhado de Eduardo Musa, gestor da carreira dele no Santos, e treina com o time.

Apesar de ter pedido para o deixarem "quietinho" no Santos, a permanência de Neymar em Londres abre um leque de especulações. O garoto é cobiçado por Barcelona e pelo próprio Chelsea, que chegou a fazer uma proposta no meio de 2010. No último sábado, Wagner Ribeiro, que também trabalha com Lucas, do São Paulo, passou o fim de tarde e início da noite no Hotel Dorchester, concentração da Seleção. Ao lado dele, outro empresário de nome internacional: Pini Zahavi, conhecido por ter ajudado o russo Roman Abramovich a comprar os Blues, em 2003. Indícios de que o convite para conhecer o clube de Stamford Bridge de fato pode ter sido feito ao jogador.

O empresário Kia Joorabchian, ex-dirigente do MSI (Media Sports Investimente) e ligado ao Manchester City, também esteve no local para jantar em um dos restaurantes do estabelecimento. O ex-investidor do Corinthians, preferiu não falar de sua estadia na concentração do Brasil.

A atuação de Neymar, que pela primeira vez atuou na Europa desde que se profissionalizou no Santos, chamou a atenção da imprensa europeia, que até então só tinha ouvido falar do atacante. Apesar do interesse de vários clubes, Neymar tem cansado de repetir de quer permanecer na Vila Belmiro até o fim do seu contrato, em 2015.

Se de um lado as especulações sobre uma futura transferência começam a surgir com o nome do jogador. Do outro, Neymar está na companhia dos pais e pela primeira vez na Inglaterra. O fato de ter ficado em Londres é uma forma de o jogador relaxar após a árdua semana de trabalho e a desgastante viagem até Londres. Outro componente curioso é que, no ano que vem, o atacante será uma das principais peças de Mano Menezes na disputa das Olimpíadas de 2012.

Na zona mista, após o jogo diante da Escócia, Neymar brincou com a imprensa inglesa.

- O estádio é lindo, o gramado perfeito, mas quero voltar aqui por enquanto só para jogar pela seleção - afirmou o atacante, que tem multa estipulada em € 45 milhões (R$ 105 milhões).

FONTE: GLOBO