quinta-feira, 31 de março de 2011

Ibra colabora, e seleção sueca não faz um gol de pênalti há seis anos

Após desperdiçar contra a Moldávia em casa na terça-feira, atacante do Milan avisa que vai continuar como cobrador principal da equipe

Por Rafael Maranhão Direto de Estocolmo, Suécia

Ibrahimovic na partida da Suécia pela Euro 2012 (Foto: AP)
Ibrahimovic em ação contra a Moldávia: craque quer
continuar batendo pênaltis da Suécia (Foto: AP)

Sorte dos suecos que eles não dependeram da cobrança de pênalti do ídolo Zlatan Ibrahimovic para vencer a modesta Moldávia por 2 a 1, em casa, no confronto desta terça-feira pelas Eliminatórias da Eurocopa 2012. O chute do atacante do Milan parou nas mãos do goleiro Stanislav Namasco e a seleção sueca segue há seis anos sem fazer um gol de penalidade máxima.

A última vez em que a equipe escandinava balançou a rede numa penalidade máxima aconteceu na vitória por 3 a 0 sobre a Bulgária, fora de casa, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, no dia 26 de março de 2005. O responsável foi o meia Fredrik Ljungberg, na época jogador do Arsenal, hoje atuando pelo Celtic, da Escócia, e aposentado da seleção. De lá para cá, quatro cobranças. Todas desperdiçadas.

- Ninguém gosta de perder pênalti, mas sei que isso vai acontecer de novo. Como sei também que vou voltar a fazer gols de pênalti - disse Ibrahimovic, após o jogo contra a Moldávia.

Segundo o treinador da seleção sueca, Erik Hamrén, o jogador do Milan seguirá como cobrador oficial.

- Uma chance é nenhuma chance. Para mudar o batedor, depende do que o jogador tenha feito antes. Zlatan já perdeu, mas também já fez gols de pênalti em momentos importantes. Todos erram.

No caso dos suecos, o preço pelos erros tem sido alto. A lista de pênalti perdidos nos últimos seis anos inclui jogos importantes, como a eliminação no Mundial de 2006, numa derrota por 2 a 0 para a Alemanha, nas oitavas-de-final, e uma derrota em casa para a rival Dinamarca que pesou para que a equipe ficasse fora da Copa de 2010.

BRASIL MUNDIAL FC: veja o pênalti desperdiçado por Ibra contra a Moldávia
fonte: globo