O Clube dos 13 decidiu adiar a abertura dos envelopes de TV fechada, pay-per-view, internet e celular que anunciariam os vencedores da concorrência pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-2014. O evento aconteceria nesta quarta e quinta-feira. A entidade justificou a medida alegando "evitar que a licitação fosse realizada sob circunstância economicamente desfavorável" aos clubes filiados, e ainda acusou a Rede Globo de "boicotar" o processo de concorrência.
Em comunicado oficial, o Clube dos 13 classifica como "censurável" a conduta da emissora de não participar da licitação e procurar os clubes individualmente para negociar os direitos de transmissão. O texto também faz um apelo ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que fiscalize se os contratos entre clubes e emissoras estão de acordo com o termo de livre concorrência estabelecido em 2010.
Até o momento, a Rede Globo já fechou com seis clubes, em negociações individuais, os direitos de transmissão do Brasileiro: Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Coritiba, Goiás e Vitória. Já na licitação do Clube dos 13 pelos direitos de TV aberta, a vencedora foi a RedeTV!, com proposta única, depois que Globo e Record desistiram da concorrência.
Confira o comunicado do Clube dos 13
Diante dos fatos ocorridos nos últimos dias e em respeito ao Cade, ao Ministério Público, aos senadores que decidiram investigar o processo de concorrência dos direitos de transmissão do futebol, às empresas de comunicação e aos torcedores brasileiros, o Clube dos 13 anuncia o adiamento da abertura dos envelopes das plataformas de TV fechada, pay-per-view, internet e telefonia celular para o Campeonato Brasileiro nas temporadas de 2012 a 2014.
O Clube dos 13 tomou a decisão para evitar que a licitação fosse realizada sob circunstância economicamente desfavorável aos interesses dos nossos associados e dos t orcedores brasileiros. A entidade reitera publicamente sua preocupação de cumprir fielmente o Termo de Compromisso de Cessação celebrado com o Cade em outubro passado.
O próximo passo do Clube dos 13 será cumprir seu dever de oficialmente informar ao Cade e às autoridades públicas competentes todos os passos tomados para promover a livre concorrência entre as empresas que desejem participar desse importante processo para valorizar o futebol no Brasil, inviabilizado neste momento por conta da censurável conduta da Rede Globo de boicotar a licitação e procurar os clubes individualmente.
A entidade renova sua esperança de que as autoridades restabelecerão a ordem e exigirão dos respons áveis pela lamentável exposição negativa de nossa maior paixão as respostas que a sociedade brasileira ansiosamente espera.
fonte: terra