terça-feira, 20 de maio de 2008

Vem aí o Prêmio Friedenreich para o artilheiro do futebol brasileiro


Em parceria com GLOBOESPORTE.COM, TV Globo cria troféu para goleador de 2008. Valem os gols das principais competições disputadas

Artilheiro do início do século 20, Friedenreich foi pioneiro do talento "made in Brazil".
O futebol brasileiro pode comemorar mais um gol de placa. Ganhou neste fim de semana um estímulo importante. A TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM, criou o Prêmio Friedenreich, que passará a ser entregue no fim do ano ao artilheiro da temporada. Todos os que disputam as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas três divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais, na Copa do Brasil, na Taça Libertadores da América e na Copa Sul-Americana. O vencedor receberá o troféu no dia da entrega do Prêmio Craque do Brasileirão. E terá motivos de sobra para lustrá-lo exaustivamente e guardá-lo com destaque. Representa a homenagem a um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.

Artilheiro e cerebral


Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Tanto com a bola nos pés quanto na capacidade de mandá-la para as redes. Se há controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi o jogador cerebral no início do século 20.


Antes de Leônidas da Silva, Tim e outros grandes atacantes geniais, Friedenreich já se desvencilhava dos zagueiros com o drible curto e o jeito moleque. Surgia nos anos 10, e se mantinha pelos anos 20 e 30, o primeiro craque do improviso. Terror dos goleiros com os chutes de efeito indefensáveis ele também foi. Filho de um comerciante alemão e uma lavadeira negra brasileira, nascido no bairro da Luz, em São Paulo, a 18 de julho de 1892, o mulato claro de olhos azuis driblou também o preconceito e começou a carreira no Germânia.

Depois, colecionou títulos. Sete de campeão paulista (seis pelo Paulistano, hoje apenas um clube social, e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Na final de 1919, marcou o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Uruguai e ganhou da imprensa internacional o apelido de "El Tigre", pela técnica e valentia com que jogava. Oito vezes artilheiro do Campeonato Paulista, "El Tigre" parou de jogar em 1935, aos 43 anos, defendendo o Flamengo em jogos de exibição. Morreu em 1969 com a frustração de não ter disputado uma Copa do Mundo - por pouco conseguiu em 1930, apesar dos 38 anos. Mas foi pioneiro de títulos na seleção brasileira e também na maior alegria do futebol. Gol era com ele mesmo. Por isso, seu nome na taça só valoriza o prêmio.


Os principais artilheiros do futebol brasileiro em 2008

JOGADOR CLUBE GOLS
Vandinho Avaí 21
Keirrison Coritiba 20
Kléber Pereira Santos 20
Wellington Paulista Botafogo 19
Mendes Juventude 19
Alex Mineiro Palmeiras 19
Diogo União-MT 18
Hugo Henrique Sergipe 18
Adriano São Paulo 16
Alex Internacional-RS 16
Tulio Maravilha Vila Nova 16
Paulo Isidoro Fortaleza 16
Geraldo Náutico 16
Souza Fluminense-BA 16
Tatu Vitória da Conquista-BA 16
Romerito Sport de Recife 16
Pablo Ivinhema-MS 16
Careca Águia Negra-MS 15
Wellington Náutico 15
Marcelo Moreno Cruzeiro 15
Júnior Amorim CRB 15


Fonte: Globo