segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Libertadores 2008 tem novidades 'históricas'


A Taça Libertadores da América 2008 conta com alguns times estreantes na próxima temporada: os argentinos Lanús e Arsenal, além do peruano Universidad San Martín. Outras equipes retornam após longa ausência que é o caso do Sportivo Luqueño, que ficou 23 anos sem disputar a principal competição sul-americana, um a mais que o Fluminense.


Luque é uma cidade que fica a 15 km de Assunção, capital do Paraguai, e ficou em festa graças ao título nacional do Sportivo após 54 anos de fila. O clube foi fundado em 1921 e a torcida espera ansiosamente pelo início da Libertadores para poder encher o Estádio Feliciano Cáceres, com capacidade para 17.000 pessoas. No Peru, a novidade fica por conta do Club Deportivo Universidad de San Martín de Porres, ou simplesmente Universidad San Martín.

Em 2004, uma parceria entre empresários e professores da universidade adquiriu as ações do Club Coopsol, que estava subindo à primeira divisão naquele ano, fundando assim o primeiro clube-empresa do Peru. No Torneio Apertura de 2007, o time conquistou seu primeiro título nacional. O campeão da Copa Sul-Americana, o Arsenal de Sarandí, também vai participar da Libertadores pela primeira vez.
O mais curioso no clube é o seu presidente: Julio Ricardo Grondona, filho do mandatário da Associação de Futebol Argentina (AFA), Julio Humberto Grondona. Com Julito, como é mais conhecido o dirigente, o clube fundado em 1957 por Grondona Pai, seu irmão Héctor e outros amigos subiu para a primeira divisão e vem ganhando cada vez mais espaço.
O Lanús é outro argentino que debuta na competição. Fundado em 1915, o clube conseguiu seu primeiro título argentino neste ano, mas participa da Libertadores por ser o terceiro maior pontuador entre as temporadas 2006/07.
A conquista deste fim de ano já lhe garantiu a vaga para o torneio em 2009. Apear de só conseguir um título nacional agora, o Lanús já se sagrou campeão da Copa Conmebol, em 1996, competição precursora da Copa Sul-Americana.