quarta-feira, 11 de junho de 2008

Portugal encara a República Tcheca pensando na liderança da chave e na vaga


Partida marcará o confronto dos líderes. Vencedor poderá, dependendo do resultado de Turquia e Suíça, avançar às quartas-de-final

Agência/EFE
Felipão não quer Portugal relaxado para o confronto contra a República Tcheca
República Tcheca e Portugal se enfrentam nesta quarta-feira, às 13h de Brasília, no Stade de Genebra, em jogo que vale a liderança do grupo A da Eurocopa. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o confronto em Tempo Real.A partida pode dar ainda a vaga antecipada às quartas-de-final ao vencedor, caso suíços e turcos empatem no outro jogo do dia. Assim, portugueses ou tchecos chegariam a seis pontos, contra apenas um das outras equipes da chave. Tanto os tchecos, do técnico Karel Brückner, quanto os portugueses, do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, venceram na rodada de abertura.


Na estréia, a República Tcheca suportou a pressão da torcida suíça e venceu a equipe da casa por 1 a 0, gol do atacante Sverkos. Brückner já anunciou que não mudará o time da primeira partida e alerta para que seus jogadores não dêem espaços para os portugueses. Dominados durante boa parte da partida contra a Suíça, os tchecos esperam um jogo mais aberto e ofensivo contra Portugal, já que a pressão é menor após enfrentar os anfitriões na estréia. Já os portugueses fizeram 2 a 0 na Turquia, com um gol do zagueiro brasileiro naturalizado Pepe, e querem confirmar a boa fase de sua seleção em competições internacionais, depois do vice-campeonato na Eurocopa de 2004 e do quarto lugar na Copa do Mundo de 2006.

Confronto de 96 teve vitória tcheca
O técnico Luiz Felipe Scolari, que também não deve fazer alterações na equipe, mostrou vídeos da seleção tcheca a seus jogadores e realizou treinos táticos na última segunda-feira. Os portugueses também esperam uma melhor atuação do meia-atacante Cristiano Ronaldo, que contra os turcos não foi o jogador decisivo que costuma ser por seu clube, o Manchester United. O único confronto anterior entre Portugal e República Tcheca - desde a divisão da antiga Tchecoslováquia - foi disputado exatamente em uma Eurocopa, na de 1996, na Inglaterra. A partida pelas quartas-de-final daquele torneio foi vencida pelos tchecos por 1 a 0, com um golaço do meia Karel Poborsky, que acabaria levando a seleção ao vice-campeonato europeu naquela ocasião.
Ficha técnica:
REP. TCHECA
PORTUGAL
Petr Cech; Zdenek Grygera, Ujfalusi, David Rozehnal e Marek Jankulovski; Galasek, Polak, Jarolim, Sionko e Jaroslav Plasil; Jan Koller.
Ricardo; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; João Moutinho, Petit, Deco, Cristiano Ronaldo e Simão; Nuno Gomes.
Técnico: Karel Brückner
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Estádio: Stade de Genebra, em Genebra (Suíça). Data: 11/06/2008. Horário: 13h de Brasília
Árbitro: Kyros Vassaras (GRE)
Auxiliares: Dimitris Bozatzidis e Dimitris Saraidaris, ambos da Grécia


FONTE: GLOBO