quarta-feira, 11 de junho de 2008

'Zebras', Sport e Corinthians decidem título e primeira vaga na Libertadores


Depois de desbancarem favoritos, equipes fazem finalíssima da Copa do Brasil, em Recife, por nova chance na América


Donos de campanhas surpreendentes na Copa do Brasil, Sport e Corinthians decidem, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), na Ilha do Retiro, quem soube melhor aproveitar o caminho mais curto para chegar à tão sonhada Taça Libertadores. Depois de eliminarem adversários considerados favoritos, ambos tentam provar que voltar a disputar o principal torneio da América não ficou apenas no sonho. A Rede Globo transmite a partida. Você também acompanha, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.


Até agora, o Timão está mais próximo da realidade. Após vencer por 3 a 1, semana passada, no Morumbi, a equipe dirigida pelo técnico Mano Menezes pode até perder por um gol para levantar o caneco do torneio pela terceira vez. Os pernambucanos jogam por uma vitória por 2 a 0 ou, no mínimo, três gols de diferença. Caso o placar seja repetido em favor do Leão, a decisão será nas cobranças de pênaltis. De 4 a 2 em diante (5 a 3, 6 a 4...), o título fica com o Corinthians pelo critério de gols na casa do adversário.
- A equipe teve uma evolução muito boa durante a competição. É o momento de coroarmos tudo isso com um título. Apesar de tudo o que tivemos que fazer para reconstruir o elenco, nunca excluí a possibilidade de ganharmos a Copa do Brasil. É uma competição que todos podem ganhar pelo formato - afirma Mano Menezes.


Disputar novamente a Libertadores, aliás, é o sonho de 11 em cada dez corintianos. A última participação do clube no torneio foi em 2006, quando acabou eliminado pelo River Plate-ARG. Na ocasião, nem a milionária e polêmica parceria com a MSI e craques como Tevez e Nilmar impediram que o time sucumbisse logo nas oitavas-de-final, em pleno Pacaembu. O histórico do Sport na competição é ainda pior. O Leão só a disputou em 1988, um ano depois do tumultuado título brasileiro. A campanha, porém, não foi nada agradável: três derrotas, duas vitórias, um empate e a eliminação logo na primeira fase. Guarani-SP e Universitário-PER avançaram.


- Acho que chegar em uma final já é muito importante. E, para a gente ganhar, tem que continuar com a mesma perseverança e acreditar no que fez até agora. Tudo o que foi feito tem que ter uma continuidade, com algo a mais de cada um - diz Nelsinho Baptista. Para superar o Timão, o Sport, derrotado pelo Grêmio na decisão da Copa do Brasil de 1989, aposta tudo na força da Ilha do Retiro. Pelo menos no que depender do retrospecto, a torcida pode começar a ficar animada. A equipe venceu todos os jogos em seu estádio nesta competição por dois ou mais gols de diferença: Imperatriz, Brasiliense e Palmeiras (todos por 4 a 1), Internacional (3 a 1), além do Vasco (2 a 0).


Mano e Nelsinho com estratégias iguais: o mistério Como de costume, Mano Menezes faz mistério para revelar a escalação do Corinthians. A divulgação só irá acontecer momentos antes do apito inicial. A expectativa, contudo, é de que o treinador faça apenas uma mudança em relação ao time que venceu o primeiro duelo, no Morumbi. O meia Lulinha vem se recuperando de uma pancada na região da bacia e ainda é dúvida. Caso ele seja vetado pelo departamento médico mais uma vez, o lateral-direito Alessandro será improvisado novamente no meio-de-campo.


- A equipe é provavelmente a mesma. Ainda não sei se joga Lulinha ou Alessandro e não passei a formação final para os atletas - explica o técnico. A mesma estratégia é adotada por Nelsinho Baptista no Sport. Precisando de gols, o treinador deve sacar o volante Fábio Gomes para a entrada do atacante Enílton, autor do lance que devolveu a esperança da equipe em São Paulo. Assim, Carlinhos Bala deve formar a dupla de armadores com Luciano Henrique. Na lateral direita, Luisinho Netto pode dar lugar a Diogo. - O mistério é para vocês (jornalistas). Eu já sei os 11 que vão jogar - brinca Nelsinho.


FONTE: GLOBO