quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Roberto Carlos revela que vandalismo pesou para aposentadoria de Ronaldo

Foi um dos motivos para o Ronaldo sair do Corinthians. Ele só esperou eu tomar a decisão para tomar também', diz lateral, agora jogador do Anzhi-RUS

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Roberto Carlos dando entrevista (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Roberto Carlos vai jogar no futebol russo
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Ronaldo se despediu do futebol profissional na última segunda-feira. Emocionado, culpou o corpo castigado por diversas lesões para tomar a decisão. Nesta quarta, o lateral Roberto Carlos, que deixou o Timão na última semana e acaba de acertar por dois anos com o Anzhi, da Rússia, revelou que o vandalismo de parte da torcida corintiana após o fiasco na Libertadores teve papel importante na decisão do Fenômeno.

- Este foi um dos motivos para o Ronaldo sair do Corinthians. Ronaldo só esperou eu tomar a decisão para ele tomar também. A gente não precisa passar por isso - disse Roberto, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

A declaração se soma à de Viola, ex-companheiro de quarto de Ronaldo na Copa do Mundo de 1994. Em entrevista ao Globoesporte.com, o ex-ídolo corintiano revelou:

- Como entendo muito de futebol, sei que não foi por causa das dores que o Ronaldo parou. Ele se chateou por causa de meia dúzia de torcedores, que, tenho certeza, não são torcedores da Fiel. Eles foram, em momento errado, agredir os jogadores, chutar o patrimônio do clube e se focaram somente em duas pessoas: no Ronaldo e no Roberto Carlos. E foi o Ronaldo que indicou o Roberto Carlos. O Fenômeno até enviou no Twitter “não vou dar esse gostinho de me aposentar”, mas o cara começa a se enojar. Ninguém quer ser agredido no local de trabalho.

Roberto Carlos, 37 anos, contou se sentir crucificado injustamente após a eliminação diante do Tolima. O atleta não jogou a partida de volta contra o Tolima, na Colômbia, apesar de ter viajado com o grupo.

- A minha decisão, se não tivesse todo aquele problema de quebrarem os carros do massagista, do Tite, do nosso roupeiro, de alguns jogadores, o pensamento era de jogar esse ano e mais um pelo Corinthians, renovar para 2012. Tomei esta decisão porque a gente não precisa mais passar por isso. Existiu aquilo e eu me senti muito mal, crucificado injustamente, porque não joguei, e fui lá para jogar, poderia ter jogado sem problema nenhum - acrescentou.

Roberto Carlos revelou detalhes da conversa que teve com Tite antes do jogo, na qual foi decidido que ele não jogaria. O pentacampeão negou veementemente o rótulo de pipoqueiro e reiterou diversas vezes que poderia ter ido a campo.

- Eu tinha condições de jogo para pelo menos 70, 65 minutos. Tive uma conversa com Tite, no quarto dele, e chegamos à conclusão de que ele achava que eu deveria me recuperar completamente e deixar outro entrar. Um jogador como eu, que jogou contra Barcelona, Manchester, todos os jogos mais importantes do mundo, com Seleção Brasileira, eu não ia pipocar para o Tolima, né? Que as pessoas saibam bem que foi uma decisão entre mim e o Tite. Fui lá para jogar, e como ele é o chefe, decide quem deve jogar e não vou brigar com ele. Ele tomou a decisão e respeitei. - explicou.

Lesionado na perna, Roberto Carlos já havia ficado fora do jogo anterior ao do Tolima, contra o São Bernardo, pelo Paulistão. De acordo com seu relato, o lateral chegou a tomar infiltração para ter condições de jogo na Colômbia.

- Eu poderia jogar com uma perna só, fui lá para jogar, não fui para ficar sem me vestir. Joguei toda a vida machucado, fiz 60 jogos ano passado com dores. Não precisava isso, ter sentido a dor de uma agulhada no meio da coxa (por conta da infiltração para acelerar a cura da lesão), era só eu falar que não queria jogar. Ele achou melhor não, eu não insisti, porque ele é o chefe, e deu tudo errado - finalizou.

fonte: globo