domingo, 20 de fevereiro de 2011

Messi evita tropeço do Barcelona, que derrota Bilbao e vê Real mais longe

Argentino marca seu 25º gol no campeonato, na suada vitória de 2 a 1, e diferença para o vice-líder é de cinco pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha



Messi gol Barcelona (Foto: Reuters)
Messi fez o gol da vitória do Barcelona (Reuters)

O Barcelona, que estava duas rodadas sem vencer, sofreu para derrotar o Athletic de Bilbao por 2 a 1, neste domingo, no Camp Nou, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol. O atacante Messi fez o gol do triunfo, que deixou a equipe cinco pontos à frente do rival e vice-líder Real Madrid, que também venceu na rodada. Foi o 25º gol do argentino, que completou 250 jogos com a camisa do Barça. Messi é o artilheiro da competição ao lado de Cristiano Ronaldo.

Com o seu tradicional toque de bola, que irrita os adversários, o Barcelona não teve muita dificuldade para chegar ao primeiro gol logo aos três minutos de jogo, apesar de uma suposta irregularidade no lance. O lateral brasileiro Daniel Alves foi lançado, em posição duvidosa, pela direita e cruzou na área, Villa, de primeira, bateu sem chance de defesa para Iraizoz.

E o domínio dos donos da casa permaneceu. Após a vantagem no placar, o Barça aumentou a posse de bola e as jogadas pelas laterais foram a sua principal arma. O Athletic Bilbao levou perigo apenas nas investidas com o atacante Llorente.

Davod Villa gol Barcelona (Foto: AFP)
David Villa marcou o primeiro gol do Barcelona na vitória sobre o Athetic Bilbao (Foto: AFP)

Aos 25 minutos, quase sai o segundo gol do Barça. E seria um golaço. David Villa foi lançado pela esquerda, invadiu a área e encobriu o goleiro Iraizoz, mas a bola bateu no travessão. Já a melhor chance do Bilbao aconteceu 11 minutos depois. Llorente subiu mais que a zaga e cabeceou no canto, mas o goleiro Pinto, que substituia o lesionado Valdés, fez defesa milagrosa.

BRASIL MUNDIAL: goleiro do La Coruña faz gol de cabeça aos 50 do 2º t. Veja!

Mesmo com 71% de posse de bola, o time barcelonista não conseguiu ampliar a vantagem no placar e os primeiros 45 minutos terminaram com a vitória simples dos donos da casa.

No segundo tempo, de nada valeu o domínio do Barcelona. Aos três minutos, o volante Busquets, que estava jogando improvisado na zaga, derrubou Llorente na área. Na cobrança do pênalti, Iraola deslocou o goleiro Pinto e empatou o jogo.

Com isso, o Barcelona partiu para o ataque. Com Messi inspirado, o time da casa quase passou à frente no placar. Após driblar quatro adversários, o atacante argentino foi tocado na área e caiu, mas o árbitro nada marcou.

Apesar das inúmeras tentativas ofensivas do Barça, a zaga do Bilbao levou vantagem na maioria das jogadas, evitando o segundo gol. Foi somente aos 33 minutos, que acabou a agonia da torcida no Camp Nou. Daniel Alves foi lançado pela direita e cruzou, Messi, de perna direita colocou seu time na frente. Foi o 25º gol do artilheiro do Campeonato Espanhol.

Depois da vantagem, bastou ao Barcelona se postar com mais segurança, dominar o meio de campo e valorizar a posse de bola para matar o confronto com o Bilbao.

Veja a classificação do Campeonato Espanhol

Domingo ruim para os atacantes brasileiros

Os atacantes brasileiros não brilharam neste domingo, no Campeonato Espanhol. O Villarreal empatou em casa com o Málaga e Nilmar passou em branco. Já o Sevilha venceu o Hércules por 1 a 0, mas Luís Fabiano também não conseguiu marcar.

Confira os jogos da 24ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado

Valencia 0 x 0 Sporting Gijón
Real Madrid 2 x0 Levante
Zaragoza 0 x 1 Atlético de Madri

Domingo

Getafe 0 x 1 Racing Santander
Villarreal 1 x 1 Málaga
Almería 1 x 1 La Coruña
Osasuna 4 x 0 Espanyol
Sevilla 1 x 0 Hércules
Barcelona 2 x 1 Athletic Bilbao

Segunda-feira

Real Sociedad x Mallorca

FONTE: GLOBO