terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Carrasco do Inter, Mazembe é eleito o 26º melhor time africano na década

Al Ahly, do Egito, fica em primeiro lugar no ranking da IFFHS

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou nesta terça-feira o ranking dos melhores times da África na última década (2001 a 2010). Carrasco do Internacional no Mundial de Clubes de 2010, o Mazembe, da República Democrática do Congo, aparece apenas na 26ª posição.

O líder da lista é o Al Ahly, do Egito, que conquistou a Liga dos Campeões do continente em 2001, 2005, 2006 e 2008. O segundo e o terceiro lugares do ranking da IFFHS ficaram com clubes da Tunísia: Espérance e Etoile, respectivamente.

A IFFHS fará uma festa neste ano para entregar os prêmios aos melhores clubes da última década em todos os continentes. Os outros vencedores foram o Barcelona (Europa), o América do México (Américas do Norte e Central), o Auckland City (Oceania), o Boca Juniors (América do Sul) e Al Hilal (da Arábia Saudita, Ásia).

Atual bicampeão da África, o Mazembe somou 569,5 pontos no ranking, enquanto o Al Ahly teve 1.201,5. A equipe da República Democrática do Congo foi a principal surpresa do último Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes. Na estreia, o time do goleiro Kidiaba venceu o Pachuca por 1 a 0 e avançou para a semifinal, quando bateu o Internacional por 2 a 0. Porém, os africanos caíram na decisão para o favorito Inter de Milão, que fez 3 a 0 e ficou com o título.

Após o bom papel no Mundial, o Mazembe conquistou em janeiro a Supercopa da África ao bater o Rabat, de Marrocos, nos pênaltis. O destaque foi Kidiaba, que defendeu uma cobrança e depois ainda fez um gol.

Muteba Kidiaba comemora vitória do Mazembe sobre o Internacional (Foto: Ag. Estado)
O goleiro Kidiaba ficou famoso no Mundial de Clubes por causa da dancinha para comemorar (Foto: Estado)
FONTE: GLOBO