quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Saiba quem é Leandro Chaparro, o reforço argentino do Vasco da Gama



O sucesso de Conca, Montillo, D’Alessandro e cia., continua a dar frutos no Brasil. Após Flamengo, Grêmio e Internacional, chegou a vez do Vasco da Gama anunciar seu reforço argentino para a temporada, o volante/meia Leandro Chaparro, mais um criado na base do San Lorenzo.

O jogador, de apenas 20 anos e apenas um jogo no time profissional do Ciclón, é formado na mesma escola que Walter Montillo, camisa 10 do Cruzeiro, e Darío Bottinelli, reforço do Flamengo para esta temporada, e chega graças a uma investida da Traffic no futebol argentino.

- Não sei explicar minha forma de jogar, é muito particular, eu jogo como Chaparro. No futebol argentino eu me espelho em Rivero, e no futebol do exterior eu me espelho em Lampard, porque joga bem e tem pegada – declarou o jogador recentemente.

Com grande destaque nas categorias de base do clube argentino, Chaparro fez parte do elenco de Walter Perazzo, treinador da seleção argentina de base, que fez preparação para o Sul-americano da categoria, realizado no Perú, mas ficou de fora da lista final devido a uma lesão antes da competição.

O jogador pode atuar como 8 ou meia, é muito técnico e possui um excelente arremate de longa distância. Atua, geralmente, pelo setor direito e com a posse de bola une habilidade com velocidade. No entanto, sua falta de experiência pode ser um fator preponderante para o seu sucesso em solo brasileiro, assim como aconteceu com Matías Defederico.

Veja como o jogador já atuou (camisa 7) pela seleção argentina sub 20, na partida final do torneio Hexagonal amistoso, realizado no Paraguai, em Julho de 2010″

Leandro Chaparro - Camisa 7 da seleção sub 20 - Hexagonal amistoso no Paraguai - Jul 2010

Como Leandro Chaparro pode atuar no Vasco
Possibilidades táticas de Leandro Chaparro no Vasco da Gama
Leandro Chaparro é um segundo volante clássico, daqueles que a Argentina continua a produzir, enquanto que o Brasil recorre a lembrança, e alimenta a saudade dos anos 60 e 70, quando este tipo de jogador era comum nos nossos gramados.

Este promissor argentino, procura sempre o jogo vertical e ofensivo, mas sem a bola, colabora na marcação pelo lado direito da sua intermediária defensiva. Devido a carência de meias de criação com qualidade diferenciada no Brasil, Chaparro (segundo análise do próprio jogador), pode exercer esta função:
“Jogava no meio-campo, de ‘5’ (volante central)…gosto de jogar livre, de doble 5 (segundo volante por dentro da cancha), de enganche.Porém, de ‘8’ estou bem, me agrada.”
(Chaparro em entrevista a Juan Pablo Kavanagh, do site mundoazulgrana.com.ar, comentando sobre seu posicionamento nas divisões de base)

fonte: globo