sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alemão Jürgen Klinsmann assume comando da seleção americana

Técnico é anunciado após demissão de Bradley do cargo. Primeiro confronto será contra o México, no dia 10 de agosto

Por GLOBOESPORTE.COMWashington

O presidente da Federação de futebol dos Estados Unidos (U.S. Soccer), Sunil Gulati, confirmou o alemão Jürgen Klinsmann como novo técnico da seleção americana, após a demissão de Bob Bradley. O acerto do ex-jogador de 46 anos foi festejado pelo dirigente americano.

- Estamos excitados por termos o Jürgen como técnico do nosso time masculino. Ele foi um grande jogador e é um técnico com experiência e conhecimento para desenvolver o programa. Ele teve sucesso em diversas áreas do jogo e estamos ansiosos pela liderança que ele vai demonstrar no campo de jogo - relatou ao site oficial.

Klinsmann, ex-jogador da Alemanha (Foto: AFP)Klinsmann, ex-jogador da Alemanha, e novo técnico dos EUA (Foto: AFP)

A entidade fará uma conferência nesta segunda-feira, dia 1 de agosto, para apresentar Klinsmann.
O primeiro confronto sob o comando do novo treinador será no dia 10 de agosto, na Filadélfia, contra a seleção do México.

- Estou orgulhoso e honrado de ser nomeado novo técnico dos EUA. Eu gostaria de agradecer a U.S. Soccer pela oportunidade, estou excitado pelo desafio à frente. Estou ansioso para juntar o time para o duelo contra o Mexico e começar nosso caminho para a Copa do Mundo de 2014 - afirmou Klinsmann.

O alemão esteve a vida toda perto do futebol. Após encerrar a carreira como jogador, foi técnico, analista de TV e consultor do esporte. Como atleta, foi um dos maiores atacantes da Alemanha, tendo atuado por 17 anos em clubes como Stuttgart, Inter de Milão, Monaco, Tottenham e Bayern de Munique.

Pela seleção de seu país, ele atuou em 108 oportunidades e marcou 47 gols, ajudando a equipe a vencer a Copa do Mundo de 1990, na Itália, e a o Europeu de 1996. Ele se aposentou depois da Copa do Mundo de 1998, na França. Ele se mudou para os Estados Unidos com a esposa Debbie e vive na California com ela e os dois filhos, Jonathan e Laila.

Em julho de 2004, Klinsmann se tornou técnico da selação alemã. Ele levou o time à terceira colocação na Copa do Mundo de 2006, sediada pelo próprio país, e ganhou o prêmio de "Técnico do Ano" na Alemanha. Dois anos depois, ele esteve no comando do Bayern de Munique, que chegou às quartas de final da Liga dos Campeões, perdendo para o Barcelona. Depois do duelo contra o México, os EUA vão disputar um amistoso contra a Costa Rica, no dia 2 de setembro, na Califórnia. No dia 6 de setembro, enfrentarão a seleção belga em Bruxelas.

fonte: globo