sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sem Neymar, Brasil tenta acabar com reinado de Espanha e Uruguai

Em alta no cenário atual, Fúria e Celeste chegam ao Mundial Sub-20 como candidatas ao título na Colômbia. Coutinho, Oscar & Cia. estão no caminho

Por Victor CanedoDireto de Barranquilla, Colômbia

Um é campeão da Copa América, vice do Mundial Sub-17 e do Sul-Americano Sub-20. A outra ganhou de um ano para cá nada menos do que a Copa do Mundo e o Europeu Sub-21. Um retornou ao topo do cenário atual do futebol e provou que em um país menor do que o estado vizinho do Rio Grande do Sul há gigantes. A outra, com uma escola que prioriza a técnica absoluta, conquistou o respeito de todos que duvidavam de sua força e de seu poder de decisão. No momento, não há ninguém que possa bater no peito e gritar mais alto do que uruguaios e espanhóis. E é com todo esse status que as duas seleções chegam ao Mundial Sub-20, que se inicia nesta sexta-feira, na Colômbia.

Diante dos feitos e fatos, a geração sub-20 do Uruguai lutará para apagar a imagem deixada na “final” do Sul-Americano em fevereiro, no Peru, quando foi atropelada pelo Brasil por 6 a 0, ainda que tenha conquistado a vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012, quebrando uma marca de 84 anos de ausência. Os melhores da ocasião estão mantidos para tentar o primeiro título da categoria - foi vice em 1997: o zagueiro Diego Polenta, do Genoa (Itália), e apontado como sucessor de Lugano, e o atacante Adrian Luna, vendido recentemente ao Espanyol (Espanha).

Mesmo desfalcada, a Fúria apostará no entrosamento para ir longe. Para alívio dos adversários, o ítalo-brasileiro-espanhol Thiago Alcântara, estrela na conquista do Europeu sub-21 e cada vez mais à vontade no Barcelona, será uma das ausências. O atacante Iker Muniaín, do Athletic Bilbao, também está fora. A missão de manter a Espanha entre os protagonistas, portanto, sobrou para gente qualificada como o atacante Dani Pacheco (Liverpool), o meia Sérgio Canales (Real Madrid), o volante Oriol Romeu (Chelsea) e o atacante brasileiro e naturalizado Rodrigo Moreno (Benfica).

CONFIRA OS GRUPOS E A TABELA COMPLETA DE JOGOS DO MUNDIAL SUB-20

MONTAGEM - Rodrigo Moreno, Sergio Canales, Adrian Luna e Diego Polenta (Foto: Montagem sobre fotos da Reuters, AFP e AP)Rodrigo e Sergio Canales, da Espanha; Diego Polenta e Adrian Luna, do Uruguai (Fotos: Reuters, AFP e AP)

Com ‘Tropa de Elite’, Brasil encabeça lista de rivais

Espanha e Uruguai, no entanto, não estão sozinhas. Mesmo sem as grandes estrelas Neymar e Lucas, destaques da conquista sul-americana, o Brasil tem credenciais suficientes para acabar com tal reinado. A força individual está concentrada em nomes como Philippe Coutinho (Inter de Milão), Oscar (Internacional), Casemiro (São Paulo) e Danilo (Santos), que ao mesmo tempo evidenciam a coletividade da equipe de Ney Franco em uma espécie de “Tropa de Elite”.

Na teoria, outras seleções também podem almejar o caneco sem se deslumbrarem. É o caso da França, campeã europeia sub-19 em 2010 sob comando do meia-atacante Gaël Kakuta, do Chelsea. Sua contratação em 2007 gerou tanta polêmica que o clube inglês acabou punido em não poder contratar jogadores por duas janelas de transferência por ter induzido o francês a romper contrato com o Lens. Também vale ficar de olho no atacante Cédric Bakambu e no meia Antoine Griezmann.

Philippe Coutinho Brasil  Gael Kakuta  França James Rodríguez  Colômbia  Erick Torres México Juan Iturbe  Argentina  (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Philippe Coutinho (Brasil), Kakuta (França), Rodríguez (Colômbia), Torres (México) e Iturbe (Argentina): promessas de craque no Mundial Sub-20 da Colômbia (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)

Os Bleus estão no Grupo A ao lado da Colômbia, que aposta no meio-campista James Rodríguez, do Porto, para não fazer feio diante de sua torcida. Nas ruas, a sensação é de que, com sorte nos cruzamentos e muito apoio nas arquibancadas, o time possa chegar às quartas de final.

O Grupo F colocou outros dois favoritos juntos. Campeão do Mundial sub-17 que terminou no início do mês, o México voltou a levar o título da Concacaf sub-20 19 anos depois, sofrendo apenas dois gols em uma campanha com 100% de aproveitamento. O atacante Erick Torres, do Chivas, e o meio-campista Carlos Orrantia, do Pumas, são os melhores nomes.

Mustafa Amini - Austrália Sub-20 (Foto: Getty Images)Mustafa Amini, o 'Valderrama' da seleção
australiana no Mundial Sub-20 (Foto: Getty Images)

Ainda na chave está a Argentina, maior campeã da categoria, com seis canecos - o Brasil ainda busca o penta. Dessa vez não há a grife de um Diego Maradona, Juan Román Riquelme, Javier Saviola (maior artilheiro de uma só edição, com 11 gols), Sergio Agüero e Lionel Messi. Não há uma grande realidade na seleção albiceleste, mas são muitas as promessas que podem desabrochar. No Sul-Americano, o talento do atacante Juan Manuel Iturbe (Porto), comparado ao craque do Barcelona, chamou a atenção. Ele dividirá espaço com o meia Erik Lamela, ex-River, e vendido ao Roma por mais de R$ 26 milhões.

Australiano ao estilo de Valderrama

Se os craques ainda estão no plano da teoria, a grande figura entre os 504 atletas já está praticamente definida. Com um cabelo que lembra o de “El Pibe” Valderrama, ídolo da seleção colombiana, o australiano Mustafa Amini já virou capa de alguns jornais graças às suas madeixas ruivas e encaracoladas. Não à toa os torcedores do Central Coast Mariners, o seu clube, já o homenagearam com perucas no melhor estilo “Anderson Varejão”, jogador de basquete do Cleveland Cavaliers, da NBA.

Festa de inauguração com Carnaval

Apesar de o primeiro jogo ser disputado entre Inglaterra e Coreia do Norte, às 16h30m (de Brasília), em Medellín, será a partida da Seleção Brasileira o grande evento da noite. Ou melhor, o duelo contra o Egito, às 23h, em Barranquilla, fechará a noite de inauguração do Mundial Sub-20.

Uma grande festa está prevista para o Estádio Metropolitano, que receberá mais de 40 mil pessoas. Ao todo, serão cerca de 2.000 artistas de diferentes delegações de quase todos os 24 países que disputarão a competição. Entre eles, 140 músicos, 625 grupos folclóricos do Carnaval de Barranquilla e uma dezena de cantores.

SEDEESTÁDIOQUEM JOGA
PereiraHernán Ramírez (31.192)Equador, Costa Rica, Arábia Saudita e Nigéria
MedellínAtanasio Girardot (45.000)Argentina, Inglaterra, México e Coreia do Norte
CartagenaJaime Morón (17.000)Áustria, Panamá, Egito, México e Inglaterra
BarranquillaRoberto Meléndez (49.612)Brasil, Egito, Áustria e Panamá
CaliPascual Guerrero (35.000)Portugal, França, Nova Zelândia, Camarões, Uruguai e Mali
ArmeniaCentenário (21.900)Croácia, Nigéria, Arábia Saudita e Guatemala
BogotáEl Campín (40.000)Colômbia, França, Coreia do Sul e Mali
ManizalesPalogrande (42.553)Austrália, Costa Rica, Equador e Espanha
FONTE: GLOBO