quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Em vantagem, La U decide em casa com a LDU o título da Sul-Americana

Universidad de Chile, que tenta seu primeiro título internacional, venceu por 1 a 0 a primeira partida, em Quito, e joga pelo empate em Santiago

Por GLOBOESPORTE.COM
Santiago



A sensação do momento na América do Sul, o Universidad de Chile, e o bicho papão dos últimos anos, a LDU. Com vantagem para a equipe chilena, que venceu o primeiro jogo em Quito, por 1 a 0, a Copa Sul-Americana conhecerá nesta quarta-feira, no Estádio Nacional, em Santiago, o campeão desta temporada(veja no vídeo ao lado os melhores momentos do primeiro jogo). Enquanto a equipe chilena, que vem encantando os amantes do futebol bem jogado com seus toques de bola em velocidade, busca o seu primeiro título internacional, o time equatoriano, campeão do torneio em 2009, da Libertadores em 2008 (ambos em finais contra o Fluminense) e das Recopas desses dois anos, tenta com sua experiência superar o favoritismo do adversário e levantar novamente a taça.

O título ficará com La U com um empate, mas se a LDU vencer por um gol de diferença levará a decisão para a prorrogação e, caso os times se mantenham em igualdade, para os pênaltis (na final, ao contrário do que ocorre nas fases anteriores da competição, não há saldo qualificado em que o gol na casa do adversário vale mais). Caso a equipe do Equador consiga dois ou mais gols de vantagem ficará com o título. O árbitro da final será o brasileiro Wilson Seneme. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará a partida, que começa às 22h15m (de Brasília), em Tempo Real, enquanto o SporTV transmitirá ao vivo.

Além do título inédito, o time chileno tenta ser campeão invicto. La U, que está desde julho sem perder um jogo (34 partidas de invencibilidade), tem até o momento uma campanha espetacular na Sul-Americana, tendo passado por Flamengo (nas oitavas de final, com vitórias de 4 a 0 e 1 a 0) e Vasco (nas semifinais, 1 a 1 e 2 a 0): nove vitórias e dois empates, com 18 gols marcados e apenas dois sofridos. Já a LDU tem sete vitórias, um empate e três derrotas, com 13 gols pró e cinco contra.

torcida da La U faz a festa no treino do time (Foto: EFE)Torcida de La U demonstra toda a sua confiança no seu time na final contra a LDU (Foto: EFE)

O técnico argentino Jorge Sampaoli, do Universidad de Chile, não tem qualquer problema para escalar seu time, pede muita atenção ao seu time e destaca a experiência do adversário em finais:

- A Liga (LDU) derrotou o Vélez em Liniers (bairro onde fica a sede do clube argentino, nas semifinais) e será muito duro para nós. Tomara que tenhamos a possibilidade de fazer uma partida em que a equipe se imponha no ataque contra jogadores de muita experiência que podem nos destruir. Só conseguimos uma pequena vantagem em uma partida de 180 minutos, que não é definitiva frente a um rival que ganhou quatro finais.

No lado equatoriano, o treinador Edgardo Bauza tem três desfalques sérios para a decisão: Ulises de la Cruz, Néicer Reasco e Patricio Urrutia, todos machucados. Mesmo assim, Bauza mantém a confiança em sua equipe:

- Não é fácil, não somos os favoritos, mas não seria a primeira vez que este grupo me demonstraria a capacidade de superar situações complicadas.

FONTE: GLOBO