terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Godoy Cruz vence e carimba passaporte para a Libertadores 2012

Mesmo fora de casa, Expresso passa por cima do Rafaela e vence disputa pela última vaga da Argentina para competição do próximo ano

Por GLOBOESPORTE.COM
Buenos Aires, Argentina




O Apertura 2011 se encerrou nesta segunda-feira com um torcida em festa: a do Godoy Cruz. Ao bater o Atlético Rafaela por 2 a 0, fora de casa, o Expresso garantiu, pelo critério de produtividade no ano (Clausura + Apertura), classificação para a Copa Libertadores do ano que vem.

Com os três pontos obtidos no Nuevo Monumental, a equipe de Mendoza chegou aos 58 no agregado e terminou a disputa dois à frente que o Independiente, que derrotou o Tigre (outro concorrente) por 2 a 1. O Racing, que precisava vencer e da derrota do Godoy, caiu diante do Vélez Sarsfield por 1 a 0.

A vitória do Expresso passou a ser construída aos 40 minutos da etapa inicial. Diego Villar cruzou da direita e Ariel Rojas, livre na marca do pênalti, desviou de cabeça, deslocando o goleiro Gillermo Sara. O gol que selou o triunfo e a classificação para a Libertadores veio aos 27 do segundo tempo, quando Ariel Rojas fez bela jogada pela canhota e cruzou para o artilheiro Rubén Ramírez completar para a rede, anotando seu 12º tento e fechando o campeonato como o goleador principal.

Academia perde e dá adeus ao sonho de voltar à Libertadores

O Racing precisava da vitória sobre o Vélez Sarfield, fora de casa, e que o Godoy Cruz não passasse pelo Rafaela para poder comemorar seu retorno à Copa Libertadores. No entanto, o time de Avellaneda não obteve nenhum de seus objetivos. Ao ser derrotado por 1 a 0 (gol de David Ramírez), a Academia ficou sem qualquer possibilidade de classificação, e teve de se contentar com o vice-campeonato do Apertura.

Com os mesmo 31 pontos de Vélez e Belgrano, o Racing fechou a competição com 12 a menos que o Boca, campeão antecipado.

Confira os cinco representantes da Argentina para a Copa Libertadores de 2012

Vélez Sarsfield - campeão do Clausura 2011
Boca Juniors – campeão do Apertura 2011
Arsenal - segundo melhor argentino na Copa Sul-Americana, já que o mais destacado desempenho foi do próprio Vélez, já classificado
Lanús – melhor desempenho somando Clausura e Apertura
Godoy Cruz – segundo melhor desempenho somando Clausura e Apertura

FONTE: GLOBO