sábado, 17 de dezembro de 2011

Guardiola alerta para perigos do Santos e lembra São Paulo de 92

Técnico do Barça esteve em campo na final do primeiro Mundial vencido pelo Tricolor e diz que o Peixe tem semelhanças com a equipe de Raí e Telê

Por Adilson Barros
Direto de Yokohama, Japão



Em 1992, quando o São Paulo conquistou o seu primeiro título mundial, Pep Guardiola defendia o Barcelona, adversário tricolor naquela decisão. Hoje, ele é treinador do Barça e tentará, enfim, derrubar um time brasileiro na decisão do título mundial. Para ele, o Santos, de Neymar, possui semelhanças com o São Paulo, de Raí. Por isso, tem pedido extremo cuidado com a equipe alvinegra.

- Pude ver alguns vídeos do Santos. Assisti ao jogo contra o Kashiwa (semifinal do Mundial, quarta passada, vencida pelo Peixe por 3 a 1) e também alguma coisa da Libertadores. É uma equipe que vem ganhando muitos títulos no Brasil e que me lembra um pouco o São Paulo de 1992, em termos físicos e técnicos. Uma equipe muito forte – afirmou o treinador, durante entrevista coletiva neste sábado, no hotel onde os catalães estão hospedados.

Apesar de ter sofrido com a derrota para o São Paulo, Guardiola não tem os brasileiros entalados. Garante que não sente nenhum sabor especial de poder enfrentar e defender um conterrâneo do time do Morumbi. Sua meta é vencer a competição para ter o prazer de dizer que é “campeão do mundo”.

- A frustração está superada desde 92. Já se passaram quase 20 anos. Se eu tivesse passado esse tempo todo frustrado, estaria morto. Foi uma pena. O São Paulo tinha grandes jogadores, foi melhor, mas passou. Não há nenhum tipo de sentimento de rancor ou vingança. Apenas a vontade de entrar em campo e desfrutar.

Guardiola afirma que todo o favoritismo atribuído à sua equipe não garante o título. Mais uma vez, ele cita o São Paulo de Telê Santana.

- Nos últimos anos, somos favoritos em 99% dos jogos que disputamos e conviver com isso é o mais difícil. É algo que não nos assegura nada. Em 92, o Barcelona também era favorito e o São Paulo venceu.

Pep Guardiola no treino do Barcelona no Japão (Foto: AP)O técnico tem passado muitas orientações ao time na preparação para a final contra o Peixe (Foto: AP)

Lição de casa

Logo após a vitória do Barcelona sobre o Al Sadd, do Qatar, pela semifinal do Mundial, Guardiola disse que não havia tido tempo de estudar o Santos. Neste sábado, ele mostrou que, agora, está muito bem informado. Disse que sua equipe precisará ter bastante cuidado. Citou Ganso, Borges e Neymar, mas também destacou as investidas de Danilo pela direita.

- Os três da frente são muito bons. A qualquer espaço, definem. Neymar é rápido. Ganso é brilhante. O Borges, sempre muito perigoso próximo da área. O Danilo é forte descendo pela direita e entrando pela diagonal. É um adversário bastante qualificado.

Por outro lado, o comandante azul-grená garantiu que não haverá marcação individual sobre nenhum santista. Nem em Neymar.

- Não creio que faremos isso. Vamos jogar à nossa maneira, ficando com a bola e evitando que ele participe. Nossa ideia é dominar o jogo e evitar que tenham chances. Não vamos dar atenção só a Neymar, pois o Santos tem outros jogadores de qualidade.

Santos e Barcelona decidem o título do Mundial de Clubes neste domingo, às 8h30m (horário de Brasília), no Estádio Internacional de Yokohama. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. TV Globo e SporTV transmitem ao vivo para todo o Brasil.