Cálculos do matemático Tristão Garcia atestam situação delicada do Rubro-Negro que, dois anos depois, vai voltar a Guayaquil novamente com a corda no pescoço
Por Thales Soares
La Paz
238 comentários
A derrota por 1 a 0 para o Bolívar, nesta quarta-feira, deixou o Flamengo em situação delicada na Libertadores. De acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia, o Rubro-Negro tem apenas 23% de chances de classificação à fase de oitavas de final. Com quatro pontos a duas rodadas do fim, o time está na lanterna do Grupo 7. León (sete), Emelec (seis) e Bolivar (cinco) completam a chave (veja aqui a tabela completa e simule os próximos resultados).
Felipe se estica nos pés de Ferreira para evitar o segundo gol do Bolivar em La Paz (Foto: Reuters)
O Flamengo, por sinal, viverá um drama parecido com que passou em 2012, com os mesmos palco e adversário. A próxima rodada será contra o Emelec, em Guayaquil. Há dois anos, o Flamengo sofria uma derrota por 3 a 2 para o adversário no Estádio George Capwell, em jogo também da quinta rodada. Na ocasião, antes do confronto, o time estava com cinco pontos, um a mais do que soma atualmente.
A derrota de 2012 não eliminou o Flamengo, que ainda teria uma chance em caso de vitória sobre o Lanús, que aconteceu, e um empate entre Emelec e Olimpia. No entanto, o clube equatoriano venceu no Paraguai com um gol nos acréscimos e acabou com o sonho rubro-negro.
Agora, a situação é ainda mais delicada. Uma derrota no Equador elimina o Flamengo mais uma vez na fase de grupos. Um empate ainda significa um drama intenso para a última rodada. A vitória muda o panorama e faz o clube brasileiro depender apenas de si contra o León, no Maracanã, na última rodada.
O Flamengo desembarca na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro e tem o compromisso com a Cabofriense, domingo, no Maracanã, pela última rodada da Taça Guanabara. O time já conquistou o título da competição e está nas semifinais do Campeonato Carioca.
FONTE: GLOBO