segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pedidos de impedimento marcam os extremos da tabela na rodada#37

Vasco, Inter, São Paulo e Cruzeiro reclamam dos auxiliares. Figueirense também lamenta, mas Liedson tinha posição legal no gol da vitória do Timão

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro




Cinco dos 24 gols da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro estiveram cercados de dúvida, quatro deles com pedidos de impedimento. Decisões que levantaram discussão em Florianópolis, no Rio de Janeiro, em Macaé, em Fortaleza e em São Paulo. Marcações que envolveram times que estão na briga pelo título, por uma vaga na Libertadores e contra o rebaixamento. Vasco, Internacional, Figueirense, São Paulo e Cruzeiro reclamam - colorados e catarinenses sem razão, segundo Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem do SporTV.

Quem mais ficou na bronca foram os cruzeirenses, que cederam o empate ao Ceará em um lance controverso, que manteve o time sob ameaça de rebaixamento para a Série B em 2012. Assista a todos os vídeos e tire suas dúvidas.

Figueirense 0 x 1 Corinthians

Houve quem reclamasse que Liedson estava em posição irregular no lance do gol da vitória corintiana sobre o Figueirense, em Florianópolis. O jogador, entretanto, estava na mesma linha do penúltimo defensor, conforme atesta o comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba.

Fluminense 1 x 2 Vasco

Logo no início do clássico carioca, Diego Souza recebeu lançamento longo e saiu na cara de Diego Cavalieri, goleiro do Fluminense. A arbitragem anulou a jogada por impedimento. Para José Roberto Wright (veja o vídeo ao lado), a arbitragem errou, uma vez que Diego Souza estava na mesma linha do penúltimo marcador. Aopinião de Leonardo Gaciba é a mesma.

Outro lance que gerou polêmica no clássico entre Fluminense e Vasco foi o gol de Fred. Os vascaínos reclamaram que houve falta do atacante tricolor no zagueiro Renato Silva. Em sua análise, Leonardo Gaciba explica que Fred de fato toca no rival, mas não o suficiente para deslocá-lo. Para José Roberto Wright, no entanto, a tática de Fred para tirar Renato Silva foi irregular.

Flamengo 1 x 0 Inter

O gol que decidiu a partida em Macaé foi alvo de polêmica. Thiago Neves faz o lançamento e Thomás, aberto pela direita, está em posição irregular. A bola, entretanto, bate em Rodrigo Moledo no meio do caminho e sobra limpa para Ronaldinho, em posição legal, mandar para a rede. Para Gaciba, Thomás não participa da jogada. O erro de Moledo inicia novo lance, que foi corretamente considerado legal pela arbitragem.

No mesmo jogo, o Colorado por pouco não empatou em chute de Leandro Damião defendido por Felipe. No rebote, o atacante do Inter partiu atrás da bola junto de Fierro. O flamenguista deu um carrinho, viu o colorado se chocar com ele e cair na área. Na opinião de Gaciba, não houve pênalti no lance. Para o comentarista, Damião é quem procura o choque com Fierro na jogada.

Ceará 2 x 2 Cruzeiro

O gol de empate no fim da partida manteve as esperanças do Ceará de continuar na elite em 2012. O lance, porém, foi irregular. Após lançamento longo, a bola é cabeceada para trás por Naldo, do Cruzeiro. Ela, entretanto, bate nas costas de Washington, do Vozão, antes de chegar a Daniel Marques que, impedido, manda para a rede. Gaciba explica que o desvio no atacante do Ceará torna o lance irregular, mas absolve a arbitragem pelo grau de dificuldade da jogada.

Palmeiras 1 x 0 São Paulo

Na cobrança de falta de Marcos Assunção, três jogadores do Palmeiras fecham na área para tentar um desvio e atrapalham o goleiro Rogério Ceni. Um deles, o zagueiro Henrique, estaria em posição de impedimento e, mesmo não tocando na bola, teria interferido no lance. Gaciba ressalta que os jogadores que pulam para tentar o cabeceio de fato participam da jogada. Mas ele considera que o ângulo das imagens não permitem conclusão a respeito do impedimento.

fonte: globo