sábado, 26 de novembro de 2011

Vitória bate o ASA, mas triunfo do Sport adia o sonho do acesso

Rubro-Negro baiano aplica virada sobre o time alagoano, que garante permanência na Série B, mas Leão de Pernambuco fica com a vaga no G-4

Por GLOBOESPORTE.COM
Arapiraca, AL



“Andar com fé eu vou, que a fé não costuma ‘faiá’”, já dizia a música de Gilberto Gil. Mas falhou. Pelo menos para o Vitória. Durante a semana, a campanha foi intensa na Toca do Leão. De faixa em frente ao vestiário a música do Grupo Revelação, o técnico Vagner Benazzi procurou motivar os jogadores do Leão baiano para que não perdessem a fé no acesso à Primeira Divisão. E foi com esta fé que o elenco rubro-negro entrou em campo no Estádio Municipal de Arapiraca para enfrentar o ASA, que precisava vencer para ficar na Série B.

O provérbio diz que a fé move montanhas. Mas, na tarde deste sábado, o que ficou provado é que fé não move tabelas. Apesar de ter feito a sua parte e ter batido o adversário alagoano na casa do inimigo, o Vitória viu o retorno à Primeira Divisão ser adiado pelo triunfo do Sport sobre o Vila Nova por 1 a 0.

Para o ASA, a derrota não significou o rebaixamento. Com a vitória da Portuguesa sobre o Icasa, o time alagoano teve assegurada sua permanência na Segunda Divisão. A equipe terminou a Série B do Campeonato Brasileiro em 16º, com 48 pontos, enquanto o Vitória ficou em quinto, com 60 pontos.

Rildo vitória Asa série B (Foto: Eduardo Martins / Agência Estado)Partida termina com triunfo rubro-negro e alegria alvinegra em Alagoas (Foto: Eduardo Martins / Agência Estado)

A equipe baiana ainda tentou adiar a tensão do jogo. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo com o uniforme número dois, de camisa branca, e precisaram voltar ao vestiário para trocar o padrão. No estádio Durival de Brito, o Bragantino também adiava o início do sua partida. Na volta do intervalo, mais atraso: o elenco do Rubro-Negro demorou 14 minutos para retornar ao gramado.

Mas as manobras não funcionaram: o Leão venceu e teve de engolir a permanência na Série B. O ASA abriu o placar logo aos dois minutos de jogo, com gol de Leandro. No segundo tempo, Jorginho marcou contra, e Neto Baiano selou a virada. O destaque ficou com o goleiro Douglas, que, até quando a fé no acesso já tinha sido esgotada, manteve a determinação e fechou a meta rubro-negra.

fonte: globo