quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Confira o panorama atualizado das obras dos 12 estádios para Copa 2014

Todo dia 1° do mês, GLOBOESPORTE.COM divulga como andam reformas ou construções dos 12 palcos. Com 50%, Fortaleza é a mais avançada

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro



Último estádio a começar os trabalhos, a Arena das Dunas, em Natal, terminou novembro com a primeira etapa concluída: a demolição do antigo Machadão e do ginásio Machadinho. A evolução no Rio Grande do Norte chamou a atenção, mas o destaque do panorama mensal feito pelo GLOBOESPORTE.COM sobre a evolução das 12 obras para a Copa do Mundo de 2014 ficou com Fortaleza: o Castelão fechou o mês com 50% dos trabalhos concluídos. Como problemas nas sedes, mais uma vez, greves de operários voltaram a atrapalhar o andamento em cidades.

Em novembro, Recife e Brasília tiveram as obras paralisadas por alguns dias pelos trabalhadores, repetindo o que já havia acontecido em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na capital federal, novos custos com as licitações do gramado e cadeiras fizeram a estimativa não-oficial do custo do Estádio Nacional chegar a R$ 1 bilhão.

Em Natal, o final do mês foi de comemoração. Após início da demolição do complexo do Machadão em outubro, novembro teve a primeira etapa da obra concluída, chegando a 11% do total. Para celebrar o avanço, o comitê local organizou uma partida de futebol com os funcionários no canteiro de obras, onde foi desenhado um campo de futebol. Zelador do refeitório da construção, Gilmar Ramos de Araújo fez o "primeiro gol" da Arena das Dunas.

Painel em tempo real das obras dos estádio da Copa do Mundo (Foto: Fellippe Costa/GLOBOESPORTE.COM)Fifa exibiu painel com monitores das obras na Soccerex (Foto: Fellippe Costa/GLOBOESPORTE.COM)

Como a Arena da Baixada já conta com boa parte dos requisitos da Fifa, o Atlético-PR considera que 60% do estádio já está pronto para o Mundial. Porém, clube e comitê local não informaram nenhum dado oficial sobre o andamento da obra em novembro.

Pelos números divulgados oficialmente, a obra mais avançada é a de Fortaleza, já com 50%. Apesar da greve em novembro, Brasília aparece em segundo lugar com 42%, seguido por Belo Horizonte, que está com 40% do Mineirão concluído. Em Itaquera, o Corinthians chegou a 20% da obra e anunciou um passo importante: foi iniciado o processo de remoção dos dutos da Petrobras.

No Rio de Janeiro, membros do Comitê Organizador da Copa (COL) participaram da Soccerex, a maior feira internacional de futebol, nos dias 28, 29 e 30. No evento, um painel com monitores mostrava o andamento das obras dos 12 estádios em tempo real, já que há câmeras em todos eles.

FONTE: GLOBO