quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cuba consegue 'milagre' e passa; EUA mantêm 100% na Copa Ouro

Cubanos tinham de vencer Belize por quatro gols de diferença e alcançam objetivo nos acréscimos; americanos fecham 1ª fase batendo Costa Rica

Por GLOBOESPORTE.COM
East Hartford, EUA
4 comentários


A noite desta terça-feira representou um marco para o futebol de Cuba. A equipe caribenha precisava golear Belize por quatro gols de diferença em East Hartford-EUA para passar às quartas de final da Copa Ouro da Concacaf como uma das duas melhores segundas colocadas, e aos 47 minutos do segundo tempo fez o tento salvador, que selou o triunfo por 4 a 0 e a suada classificação. Os Estados Unidos, já classificados, derrotaram a Costa Rica no jogo de fundo e terminaram a 1ª fase na liderança do Grupo C com cem por 100% de aproveitamento. O resultado também foi significativo para os americanos, que pela primeira vez na história conseguem oito triunfos consecutivos.
Comemoração Cuba Copa Ouro (Foto: Reuters)Jogadores de Cuba comemoram o gol que deu a dramática classificação para as quartas (Foto: Reuters)
Com o emparelhamento da próxima fase definido, Cuba terá pela frente Panamá (1ª do A) na eliminatória, enquanto o quadro dos EUA pegará El Salvador (melhor entre os terceiros posicionados). México x Trinidad e Tobago e Honduras e Costa Rica  completam os embates
A emocionante classificação cubana teve nos atacantes Ariel Martinez e Yénier Márquez os heróis. Martinez abriu o placar aos 38 do primeiro tempo, aumentou aos 17 e anotou o terceiro aos 39 do segundo tempo. E coube a Márquez, que entrara no decorrer, marcar nos acréscimos e definir a histórica classificação da seleção de Cuba, eliminando Martinica no número de gols pró.
EUA batem recorde
Com um gol de Brek Shea aos 37 minutos da etapa final, os Estados Unidos superaram Costa Rica por 1 a 0 e encerram com cem por cento de aproveitamento a fase de grupos da Copa Ouro. A equipe americana vencera  também seus dois compromissos iniciais (6 x 1 Belize e 4 x 1 Cuba) e ficou com a liderança do C, deixando os costarriquenhos com a segunda posição.
Brek Shea, seleção americana Copa Ouro (Foto: Reuters)Shea entrou no segundo tempo e decidiu para os Estados Unidos (Foto: Reuters)
A vitória desta noite tem um sabor especial para o quadro dos EUA, dirigido pelo ex-atacante alemão Jürgen Klinsmann. Este foi o oitavo triunfo consecutivo, marca pela primeira vez alcançada pela seleção do país. Antes dos compromissos pela competição continental, os Estados Unidos derrubaram Alemanha (4 x 3), Jamaica (2 x 1), Panamá (2 x 0), Honduras (1 x 0) e Guatemala (6 x 0).
Confira os duelos das quartas de final da Copa Ouro:
México x Trinidad e Tobago
Panamá x Cuba
Honduras x Costa Rica
Estados Unidos x El Salvador
FONTE: GLOBO