segunda-feira, 22 de julho de 2013

Rússia impõe novo pesadelo e, sem perdão, derruba Brasil na final da Liga

Seleção de Bernardinho larga bem no primeiro set, mas atuais campeões olímpicos embolsam rivais em noite impecável em Mar del Plata: 3 sets a 0

Por João Gabriel Rodrigues
Direto de Mar del Plata, Argentina
478 comentários
Quando o grandalhão Muserskiy mandou sua pancada e fechou o segundo set, o mais otimista dos brasileiros poderia pensar em um roteiro olímpico às avessas. Se durante toda a semana a palavra “revanche” foi desprezada, o desespero a fez reviver. Àquela altura, o sonho de devolver a virada da final em Londres era a chance derradeira de evitar um novo desgosto. A realidade, porém, logo puxou qualquer devaneio de encontro à quadra do ginásio de Mar del Plata. Uma noite que poderia ser da afirmação se transformou em mais um pesadelo. Dominado, o Brasil voltou a cair diante de uma Rússia impiedosa na decisão da Liga Mundial. Não deu nem para respirar: um 3 a 0 seco, com as parciais 25/23, 25/19 e 25/19. Os campeões olímpicos, então, reafirmam sua soberania no vôlei mundial.
- Os russos jogaram muito bem, isso é fato. Sacaram bem e defenderam bem a bola. Fomos dominados por uma equipe que mostrou diferencial em alguns fundamentos - admitiu o técnico Bernardinho logo após a partida.
Foi o primeiro revés do Brasil por 3 sets a 0 em uma final de Liga Mundial. A seleção, que lutava por seu décimo título, teve de se contentar com seu quarto vice-campeonato. A Rússia levanta pela terceira vez o troféu da competição.
vôlei liga mundial rússia campeã (Foto: Agência EFE)Russos comemoram o incontestável título da Liga Mundial (Foto: Agência EFE)
A equipe de Bernardinho fechou a final com 61 pontos no jogo. O ataque, porém, não funcionou. Do total, 26 foram dados de graça pela Rússia. Lucarelli fez oito, enquanto Wallace, tão bem nas partidas anteriores, marcou apenas seis vezes. O oposto Nikolay Pavlov se apresentou como mais um carrasco do lado de lá: 22 pontos. Evgeny Sivozhelez fez 14, enquanto Muserskiy pontuou 11 vezes.
FONTE: GLOBO