quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cinco seleções europeias podem garantir vaga na Copa nesta quarta-feira


Dinamarca, Sérvia, Espanha, Inglaterra e Eslováquia próximas de carimbar passaporte para a África do Sul


Espanha de Fernando Torres e companhia, pode assegurar vaga na Copa nesta quarta
Nada mais, nada menos do que cinco seleções europeias podem assegurar nesta quarta-feira, com duas rodadas de antecipação, uma vaga na Copa do Mundo de 2010. Mas enquanto Dinamarca, Sérvia, Espanha, Inglaterra e Eslováquia estão próximas de carimbarem seus passaportes, outras equipes tradicionais do Velho Continente, como Portugal e França, sofrem nas eliminatórias. A seleção da Terrinha, por sinal, está em situação desesperadora. Se perder para Hungria, o time de Cristiano Ronaldo, Liedson e companhia pode dar adeus ao sonho de disputar o Mundial do próximo ano.

De acordo com o regulamento, os primeiros colocados dos nove grupos se garantem na Copa. Os oito melhores segundos colocados disputam uma repescagem em novembro pelas últimas quatro vagas do continente.


VEJA A CLASSIFICAÇÃO DAS ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS


Seleções que já estão na Copa: África do Sul, Brasil, Gana, Holanda, Coreia do Sul, Japão, Coreia do Norte e Austrália"


Como o grupo 9, da já classificada Holanda, conta apenas com cinco equipes (os outros possuem seis), na hora do cálculo para se determinar os oito melhores segundo colocados serão excluídos os jogos contra o último de cada uma das chaves de 1 a 8. Confira abaixo a situação de cada grupo e o que Dinamarca, Sérvia, Espanha, Inglaterra e Eslováquia precisam fazer para se garantirem na Copa ainda esta semana. Grupo 1: Dinamarca na boa. Portugal em desespero Com 17 pontos, a líder Dinamarca assegura vaga se vencer a Albânia, fora de casa, e torcer para que Hungria e Suécia não vençam seus compromissos contra Portugal e Malta, respectivamente.


Portugal do craque Cristiano Ronaldo está em situação difícil nas eliminatórias
Em quarto lugar, com apenas dez pontos, Portugal não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre a Hungria, em Budapeste, para seguir com chances reais de classificação.

Jogos (horários de Brasília)
14:30 Malta x Suécia
15:30 Albânia x Dinamarca
15:45 Hungria x Portugal


Grupo 2:


Disputa embolada Com 16 pontos e em primeiro lugar, a Suíça encara a Letônia fora de casa. Se vencer e a Grécia, segunda colocada com 13, não derrotar a Moldávia, a seleção da Terra dos Chocolates garante, no mínimo, o segundo lugar.

Jogos (horários de Brasília)
15:30 Letônia x Suíça
16:30 Moldávia x Grécia
15:00 Israel x Luxemburgo


Grupo 3:

Eslováquia perto da primeira Copa

A Eslováquia, líder com 16 pontos, pode conseguir sua primeira classificação a uma Copa na história se derrotar a Irlanda do Norte (segunda colocada com 14, mas com um jogo a mais) e Polônia e Eslovênia, que também se enfrentam nesta quarta-feira, empatarem.

Jogos (horários de Brasília)
15:45 Irlanda do Norte x Eslováquia
15:45 Eslovênia x Polônia

12:20 República Tcheca x San Marino


Grupo 4:


Briga acirrada entre russos e germânicos Primeira colocada com 19 pontos e invicta nas eliminatórias , a Alemanha recebe o já eliminado Azerbaijão em Hannover. Um pontinho atrás, a Rússia visita o País de Gales que ainda sonha em lutar por uma vaga na repescagem. Para isso, os britânicos precisam derrotar a seleção da antiga URSS de qualquer modo.

Jogos (horários de Brasília)
15:45 País de Gales x Rússia
16:45 Alemanha x Azerbaijão
14:30 Liechtenstein x Finlândia

Grupo 5:

Fúria virtualmente no Mundial

100% nas eliminatórias, a Espanha está virtualmente na Copa. Para tornar a classificação real, com três rodadas da antecipação, a Fúria necessita bater a Estônia em Mérida e que a Turquia arranque algum ponto diante da Bósnia, vice-líder da chave com seis pontos a menos (só que com um jogo a mais) que o time de Fernando Torres, Xavi, Marcos Senna e companhia.

Jogos (horários de Brasília)
17:00 Espanha x Estônia
15:00 Bósnia x Turquia
14:00 Armênia x Bélgica

Grupo 6:

Inglaterra tranquila

Agência/AP
Inglaterra de Becks está tranquila no grupo 6
Assim como a Espanha, a Inglaterra é outra seleção que só soube o que é vencer nas eliminatórias. A impecável campanha pode assegurar ao English Team (líder com 21 pontos) uma vaga na Copa. Para isso, basta uma simples vitória diante da Croácia (segunda colocada com 17 pontos), nesta quarta-feira, no lendário estádio de Wembley.

Se empatar, o time de Beckham pode garantir seu lugar no Mundial se a Ucrânia, terceira colocada com 14 pontos, não derrotar a Bielorrússia.

Jogos (horários de Brasília)
16:00 Inglaterra x Croácia
16:00 Bielorrússia x Ucrânia
15:00 Andorra x Cazaquistão


Grupo 7:










Após o empate diante da Romênia, em Paris, no último sábado, a França tenta arrumar os cacos do tropeço diante da líder Sérvia, em Belgrado. Com 14 pontos, os Bleus estão na segunda colocação e precisam derrotar a seleção da antiga Iugoslávia para evitarem a repescagem. Se for derrotada, o time de Henry e companhia vai ver o adversário carimbar seu passaporte para África do Sul.

Jogos (horários de Brasília)
16:00 Sérvia x França
13:15 Ilhas Faroe x Lituânia
15:45 Romênia x Áustria Grupo 8: Itália é líder

Depois de vencerem a Geórgia graças ao zagueiro Kaladze (que, bisonhamente, anotou dois gosl contra), a líder Itália (17 pontos) recebe a Bulgária em Turim. Se vencer, despacha o time do atacante Berbatov da disputa e passe a se preocupar apenas com a Irlanda que, com um jogo a mais (é vice-líder com 16), folga na rodada.

Jogos (horários de Brasília)
15:50 Itália x Bulgária
16:15 Montenegro x Chipre


Grupo 9:


Holanda cumpre tabela Já classificada à Copa, a Holanda apenas cumpre tabela diante da Escócia, em Glasgow.


Os britânicos, por sua vez, precisam da vitória para seguirem sonhando com uma vaga na repescagem.

Jogos (horários de Brasília)
16:00 Escócia x Holanda
14:00 Noruega x Macedônia


fonte:globo