quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tira-teima: pênaltis de Elano e André seriam gol no futebol... americano!

Meia cobrou pênalti a 3,7 metros acima da linha do gol, enquanto lateral mandou a 3,4 metros. Baliza de esporte dos EUA tem 3,048 metros de altura

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Se o esporte fosse outro, Elano e André Santos poderiam ter comemorado gol nas cobranças de pênaltis do Brasil contra o Paraguai, domingo, pela Copa América: o chute do meia do Santos passou a 3,7 metros acima da linha, enquanto o lateral-esquerdo do Fenerbahçe mandou a bola a 3,4 metros. No futebol americano, eles teriam acertado um field goal, já que a baliza em forma de Y tem 10 pés (3,048 metros). O problema é que a baliza do futebol tem "apenas" 2,44 metros de altura.

correção As medidas das traves de futebol e futebol americano (Foto: Arte esporte)(Arte esporte)

O GLOBOESPORTE.COM analisou as quatro cobranças perdidas pelo Brasil na partida com um tira-teima para observar os detalhes. Além de Elano e André, Thiago Silva e Fred também perderam: o pênalti do zagueiro do MIlan foi defendido pelo goleiro Villar e o atacante do Fluminense chutou para fora, à direita.

Primeiro a chutar, Elano tomou uma distância de 8 metros e chutou a 1,26 metro acima do travessão de Villar (3,8 metros da altura do chute menos os 2,44 metros da altura do gol). A bola foi parar na arquibancada do estádio de La Plata, nas mãos de um torcedor. Em seguida, Thiago Silva ficou a 6 metros da bola e bateu para a defesa do goleiro, no canto esquerdo.

O terceiro a cobrar foi André Santos, que tomou distância de 5 metros. O lateral-esquerdo, que reclamou bastante da areia na marca do pênalti, acertou 96 centímetros por cima da baliza (3,4 metros do chute menos os 2,44 metros do gol).

Por fim, Fred foi quem mais se distanciou da bola e chegou a 9 metros, mas foi quem mais passou perto do gol: a bola do atacante do Fluminense saiu à direita a apenas 5 centímetros da trave de Villar.

Com a derrota nos pênaltis após o empate de 0 a 0, o Brasil foi eliminado pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América (veja todas as cobranças do jogo no vídeo ao lado). Os paraguaios encaram na semifinal a Venezuela na quarta-feira, às 21h45m (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM e do SporTV.

fonte: globo