Apesar de estar em 2º lugar, Palmeiras tem mais chances de chegar, segundo matemático
Dez times na briga por quatro vagas, restando apenas três rodadas para o encerramento da fase inicial do Paulistão-2008. Apesar do afunilamento da competição, o equilíbrio no torneio segue muito grande, e agora 34 pontos podem não ser mais suficientes para a classificação.
Segundo o matemático Tristão Garcia, uma equipe com 35 pontos tem 95% de chances de chegar às semifinais do torneio. E os grandes clubes se recusam a desistir da briga. Todos venceram no fim de semana e seguem vivos na competição. - As chances de três grandes se classificarem cresceram de 13% para 29% nesta rodada.
É o maior índice de toda a competição. Os grandes começaram a ter um alto desempenho que não estavam conseguindo. Essa arrancada forte no fim deixou a competição tremendamente equilibrada. A decisão vai ficar mesmo para a última rodada - diz Tristão
Apesar de estar em segundo lugar na tabela, o Palmeiras é a equipe com mais possibilidade de avançar, pela contas do matemático. O Alviverde tem 85%, pouco mais que o líder Guaratinguetá (83%). Abaixo, no Guia da Semifinal do GLOBOESPORTE.COM, você pode comparar o caminho de cada um nas rodadas finais e saber as probabilidades de classificação.
Guaratinguetá (31 pontos)
A derrota para o Santos reduziu um pouco as possibilidades do Guará (de 97% para 83%). Mas a situação da equipe do Vale do Paraíba segue cômoda. Precisa de quatro pontos nos três últimos jogos para chegar à inédita classificação para as semifinais. Jogos restantes: Mirassol (f), Sertãozinho (c) e Ituano (c).
Palmeiras (31 pontos)
As vitórias seguidas sobre Ponte Preta, São Paulo e Paulista deixaram o Verdão como a equipe com mais chances de chegar às semifinais. Uma vitória e um empate nas últimas três rodadas garantem a equipe entre os quatro melhores. Jogos restantes: Portuguesa (c), São Caetano (c) e Barueri (f).
Ponte Preta (30 pontos)
O triunfo sobre o Sertãozinho ampliou de 40% para 62% a probabilidade de a Ponte ficar entre os quatro melhores. Tem um jogo fundamental na próxima rodada: contra o Rio Claro, último colocado do Paulistão. Mesmo fora de casa, não pode abrir mão dos três pontos.Jogos restantes: Rio Claro (f), Noroeste (c) e Santos (f).
Corinthians (30 pontos)
Com a magra vitória sobre o lanterna Rio Claro, a equipe manteve a 4ª colocação. Após um jogo teoricamente fácil, tem uma partida complicada na quarta - Santos, na Vila. Uma vitória é duplamente importante: deixa o time muito bem na tabela e afasta o adversário da briga. Jogos restantes: Santos (f), Marília (c) e Noroeste (f).
São Paulo (29 pontos)
O gol de Borges em Campinas fez o São Paulo ganhar duas posições na tabela. Nos últimas três rodadas, tem um caminho teoricamente menos complicado que os rivais pela vaga, enfrentando dois ameaçados de rebaixamento Jogos restantes: Sertãozinho (c), Bragantino (f) e Juventus (c).
Barueri (26 pontos)
A derrota para o Marília reduziu em mais de 50% as possibilidades de o Barueri chegar à fase semifinal. Precisa ganhar os três jogos restantes. Incluindo o confronto diante do Palmeiras na última rodada, dentro do Palestra Itália. Jogos restantes: Noroeste (c), Portuguesa (f) e Palmeiras (c).
Santos (26 pontos)
Precisava de seis vitórias nas seis últimas rodadas. Já fez metade do serviço. Mas ainda tem jogos complicados, como o clássico contra o Corinthians e o duelo contra a Ponte na última rodada. Mostra poder de reação, mas segue com chances pequenas. Jogos restantes: Corinthians (c), Rio Claro (f) e Ponte Preta (c).
Mirassol (26 pontos)
O caçula da Série A manteve a esperança na vaga ao superar, fora de casa, o Noroeste. Mas, como o Santos, precisa de 100% de aproveitamento nas rodadas finais para seguir na briga pelo título. Tem a desvantagem de encarar o líder Guará na próxima rodada. Jogos restantes: Guaratinguetá (c), Ituano (c) e São Caetano (f).
Noroeste (26 pontos)
O Norusca desperdiçou excelente chance ao perder para o Mirassol em Bauru. Agora tem que vencer os três jogos finais, todos contra equipes que seguem com chances matemáticas de classificação. Para piorar, dois são fora de casa. Jogos restantes: Barueri (f), Ponte Preta (f) e Corinthians (c).
Portuguesa (25 pontos)
O gol de empate do Rio Preto aos 45 do segundo tempo deixou a Lusa praticamente sem condições de seguir na briga pelo título. Tem que torcer contra rivais e ganhar todas. Pode se despedir na quarta, quando encara o embalado Palmeiras no Palestra. Jogos restantes: Palmeiras (f), Barueri (c) e Sertãozinho (f).
Bragantino (24 pontos)
A vitória sobre o Juventus manteve as esperanças matemáticas do Braga. Mas estas são mínimas - apenas 1%. Ganhar os três últimos jogos e secar os rivais. É o que resta ao time de Bragança Paulista. Jogos restantes: São Caetano (f), São Paulo (c) e Paulista (f).
Confira a Tabela Dinâmica do Campeonato Paulista