terça-feira, 8 de setembro de 2009

Confusão com auxiliar pode render suspensão 'pesada' para Antônio Lopes


Técnico será julgado por expulsão na partida contra o Flamengo. Dependendo do que for relatado em súmula, situação pode se agravar



O técnico Antônio Lopes corre o risco de ser suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No intervalo do jogo entre Atlético-PR e Flamengo, o comandante atleticano bateu boca com o auxiliar de arbitragem Altemir Hausmann contestando algumas de suas marcações. O clima esquentou quando Lopes acusou o bandeira de "não ter caráter" e "ser indigno e injusto". O treinador alegou ainda que, após lançar sobre Hausmann um "olhar recriminador", levou um "cutucão", ou um empurrão, do auxiliar.


Irritado, ele acabou expulso pelo árbitro Leandro Vuaden. O técnico atleticano certamente irá a julgamento, pois foi expulso, mas sua situação pode se complicar se o trio de arbitragem relatar algum fato agravante.


- Vamos esperar o relatório da partida e formular a denúncia a seguir. Dependendo do que for relatado na súmula, a situação dele pode piorar. Se ele alega que foi agredido, que apresente uma queixa no tribunal - explicou o procurador-geral do STJD, Paulo Schimitt, à Gazeta do Povo. Como nesta segunda-feira é feriado, a súmula só chegará à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça.



Caso o árbitro relate as ofensas na súmula, o treinador pode ser denunciado por infração aos artigos 188 (manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições), 187 (ofender moralmente árbitro ou auxiliar em função) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou à partida, sem a necessária autorização).


No pior quadro possível, Lopes poderia ser suspenso por três anos.


fonte: globo