Desde o início da tarde, manifestantes tomam as ruas de bairros próximos à Fonte Nova. Polícia usa bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha
Por GLOBOESPORTE.COM, com informações do G1 Bahia
Salvador
1042 comentários
Dois micro-ônibus da Fifa foram apedrejados por manifestantes na noite desta quinta-feira, no bairro do Campo Grande, em Salvador. Em frente ao Hotel da Bahia, onde membros da entidade máxima do futebol estão hospedados, os veículos foram depredados. O prédio também teve a fachada danificada.
A Polícia de Choque logo chegou ao local para conter o protesto. Usando bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, além da cavalaria, os oficiais entraram em confronto com os manifestantes, que ateavam fogo em objetos na rua.
saiba mais
Desde o início da tarde, a manifestação toma conta de ruas do centro da capital baiana em bairros próximos à Arena Fonte Nova, que recebe Nigéria x Uruguai na noite desta quinta. O protesto, inicialmente pacífico, teve início no bairro do Campo Grande e se alastrou pelas Avenidas Joana Angélica, Centenário, além do Dique do Tororó, Politeama e Barris. No Rio Vermelho, o transporte oficial da Fifa que levava jornalistas do hotel Íbis para o estádio foi interrompido preventivamente a partir de 14h.
No Dique, no fim da tarde, os manifestantes tentaram romper a barreira policial e entrar no perímetro de segurança determinado pela Fifa, mas foram contidos pela Polícia de Choque e Polícia Militar. Na Avenida Centenário e na Rua João das Botas, no Centro, ônibus foram incendiados. Diversas lojas da Avenida Sete (centro de comércio popular de Salvador) foram depredadas, e ruas foram pichadas.
Apesar de toda a confusão no Centro, os torcedores que acessaram a Fonte Nova pela região de Brotas (zona que fica na direção oposta àquela em que ocorriam os protestos) não enfrentaram problemas. A chegada à arena foi tranquila e marcada por forte esquema de segurança.