sexta-feira, 14 de junho de 2013

Uruguai marca reunião com a Fifa, e Tabárez resume: 'Estamos surpresos'

Celeste precisa mudar sua programação duas vezes nesta quinta-feira e trabalha só na academia. Treino no CT do Náutico não está descartado

Por Edgard Maciel de Sá e Franco Benites
Recife


O dia praticamente perdido pelo Uruguai no Recife em termos de treinamento incomodou muito o técnico Óscar Tabárez. Na primeira coletiva da Celeste em solo brasileiro, na tarde desta quinta-feira, o comandante criticou a falta de organização na Copa das Confederações. Logo na primeira resposta, ele lembrou a busca por um campo com condições de receber a atividade dos jogadores. E se disse surpreso com o problema numa competição tão importante, principalmente por se tratar de uma época do ano marcada tradicionalmente por chuvas na capital pernambucana.
A insatisfação é tanta que representantes da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) marcaram uma reunião com membros da Fifa e do Comitê Organizador da competição para tratar do assunto. No encontro, a Fifa deve apresentar soluções para os próximos dias da delegação celeste no Recife. Não está descatada nem mesmo a possibilidade de o Uruguai também treinar no CT do Náutico em horários diferentes da Espanha.
- Acredito que, num torneio como esse, o brilho das atuações depende da preparação das equipes. Todos sabiam como chove em junho e julho no Recife. Por isso estamos surpresos. Não acreditávamos que iríamos passar pela situação de ter que buscar um campo capaz de receber o treinamento - desabafou o treinador.
Oscar Tabarez coletiva uruguai (Foto: Edgard Maciel de Sa)Tabárez com cara de poucos amigos na coletiva: treinador reclamou da situção vivida pela seleção do Uruguai nesta quinta-feira (Foto: Edgard Maciel de Sa)
Tabárez lembrou que o Arruda foi escolhido como local de treinamentos do Uruguai por sorteio. As chuvas que caíram no Recife nos últimos dias, no entanto, impediram o Santa Cruz de cortar a grama no tamanho exigido pela Fifa. A atividade chegou a ser transferida para o CT do Sport, mas a distância - cerca de 1h20m de carro - também acabou por cancelar a movimentação. Por fim, os jogadores realizaram apenas exercícios numa academia próxima ao hotel.
- Ia ser complicado perder uma hora e vinte minutos para ir e o mesmo tempo para voltar. A única coisa que eu espero agora é que busquem soluções. Não queremos tratamento especial. Apenas um lugar para nos preparamos para as partidas - frisou.
Depois dos problemas desta quinta, a programação do Uruguai para a próxima sexta-feira ainda não está confirmada. A tendência é que haja uma entrevista coletiva no hotel por volta de meio-dia e, na parte da tarde, enfim, os jogadores realizem o primeiro treinamento no gramado em local ainda a ser confirmado.
A estreia celeste será no próximo domingo, às 19h (de Brasília), contra a atual campeã mundial Espanha, na Arena Pernambuco, pelo Grupo B da Copa das Confederações.
fonte: globo