quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Bahia supera traumas, derrota o Vitória e quebra tabu de dois anos

Com gols de Rafael Miranda e Fernandão, Tricolor vence Ba-Vi após longo jejum. Bahia se afasta da zona de rebaixamento e dificulta briga do Vitória pelo G-4

Por 
Salvador
74 comentários
  • xerife tricolor
    Feijão
    O volante, torcedor criado no Bahia, disse na segunda que tinha raiva do Vitória. Foi cobrado e ameaçado. Não se intimidou. Feijão foi o cão de guarda.
  • público
    31 mil pessoas
    Mesmo com o jogo realizado em uma quarta-feira e com chuva em Salvador, mais de 31 mil pessoas foram à Fonte Nova para o maior clássico do futebol nordestino.
  • não deu
    Ney Franco
    O Vitória ficou preso à marcação do Bahia. O técnico Ney Franco tentou de todos os jeitos, mas não conseguiu dar força ofensiva ao Rubro-Negro.










O ditado diz que, quem ri por último, ri melhor. Se ele for levado ao pé da letra, a torcida do Bahia ganhou, ao menos, um motivo para sorrir neste fim de 2013. No sexto Ba-Vi da temporada, o Tricolor, enfim, conseguiu o primeiro triunfo sobre o rival. Rafael Miranda e Fernandão, ambos no primeiro tempo, garantiram a festa tricolor em uma noite chuvosa e com mais de 30 mil pessoas na Arena Fonte Nova.
A vitória do Bahia não foi somente a primeira do ano marcado por duas goleadas sofridas: 5 a 1 e 7 a 3. O time de Cristóvão Borges conseguiu quebrar um tabu que já incomodava. Desde 1º de maio de 2011, o Bahia não conseguia derrotar o Vitória. Foram nove partidas de invencibilidade do Rubro-Negro. Na Fonte Nova, o jejum era ainda maior: 11 jogos sem que o Vitória perdesse.
- Parabenizar o grupo. Hoje, cada jogador, esteve empenhado em cada dividida. Fui capitão, mas todo jogador foi um capitão, falando o tempo todo. E quando dá liga jogadores e torcida, aí fica difícil não vencer - comemorou o goleiro Marcelo Lomba.
Tabu quebrado e o fantasma do rebaixamento afastado. O Bahia chegou aos 36 pontos e se distanciou da turma do Z-4. De quebra, ainda freou a tentativa do rival. O Vitória, que precisava vencer para continuar na luta por uma vaga na Libertadores, estacionou nos 37 pontos.
- Jogamos muito mal. Erramos muito passe. Às vezes tinha um companheiro bem posicionado e a gente voltava a jogada. Jogamos mal - reconheceu Juan.
A chance do Rubro-Negro de voltar a pensar nas quatro primeiras colocações será no sábado. O Vitória recebe o Coritiba, às 18h30m (de Brasília), no Barradão. Já o Bahia vai ao Serra Dourada para enfrentar o Goiás, no domingo, 18h30m (de Brasília).
Bahia e Vitória (Foto: Erik Salles / Agência estado)O Bahia, de Raul, foi superior ao Vitória de Marquinhos durante todo o jogo (Foto: Erik Salles / Agência estado)FONTE: GLOBO