segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O que Valcke viu, o que Valcke verá: Beira-Rio se transforma após 1 ano

Secretário-geral da Fifa volta ao estádio após visita em outubro de 2012. Confira o antes e depois com as mudanças da casa colorada para Copa

Por 
Porto Alegre
43 comentários


Ao voltar ao Beira-Rio na manhã desta segunda-feira, o polêmico e controverso secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com certeza terá a impressão de pisar em outro lugar, outro mundo. Bem diferente do que foi visto e inspecionado em 17 de outubro de 2012. Em um ano, o estádio se transformou. E mantém a promessa de estar pronto para a entidade máxima do futebol até o fim de dezembro de 2013, de olho na Copa do Mundo. O GLOBOESPORTE.COM antecipa as mudanças que Valcke verá com os próprios olhos, em cerimônia a partir das 9h.
Naquela quarta-feira ensolarada, as obras do Beira-Rio alcançavam 210 dias, após o fim do imbróglio para a assinatura do contrato com a empreiteira parceira Andrade Gutierrez. Pouco mais de 500 funcionários trabalhavam, com os processos de escavação e demolição de setores do antigo estádio encaminhando-se para o fim.
As torres de circulação e o edificío-garagem ainda estavam engatinhando. O gramado era o velho tapete, que seria usado até novembro de 2012 pelos jogadores. O novo foi plantado apenas em fevereiro deste ano. À época, Valcke minimizou o fato de as obras ainda concorrerem com partidas oficiais.
– Estamos cientes da situação aqui, e esse não é um problema no momento. O que importa é o estádio estar pronto em dezembro de 2013. Não adianta haver tempo também e a construtora ainda não ter recebido todos os materiais necessários, por exemplo.
 Outubro 2012Outubro 2013
Taxa de conclusão
(aprox.)
40%82%
Funcionários
(aprox.)
550900
Em março, seria a vez dos primeiros módulos da cobertura. Ou seja, na primeira visita de Valcke, o teto da nova casa era somente um sonho. O maior avanço, naquele momento, havia sido a retirada da marquise.
As obras, no total, registravam cerca de 40% de conclusão há um ano. O salto, portanto, em 12 meses, supera 50%. A evolução é evidente: a cobertura avança e está quase fechada em seus módulos – a membrana que os revistirá está prevista para ser colocada em até um mês. Os refletores também devem ser instalados em breve: 404 projetores EF 2000 de 2 mil watts de potência.

O gramado, pronto, recebeu a primeira marcação em setembro, assim como surgiram os primeiros assentos vermelhos – serão aproximadamente 50 mil cadeiras, 1.100 delas serão colocadas por dia. A área mais VIP do estádio, dos camarotes (70) e dos skyboxes (55), recebe piso e demais acabamentos. Os 81 banheiros igualmente se encontram em fase de término.

O estádio terá capacidade para 51.800 pessoas e receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014.
fonte: globo