segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Guia: Cruzeiro tem 97% de chance de título; risco de o Coxa cair é de 29%

Raposa vence novamente e não deixa o Grêmio diminuir a diferença de pontos na tabela. Coritiba, que já foi líder, chega a sete jogos sem vitória

Por 
Rio de Janeiro
212 comentários
Após mais uma goleada, desta vez por 4 a 1, sobre o Náutico, no Recife, o Cruzeiro deu mais um passo no rumo do título e agora já tem 97% de chance de ser o campeão brasileiro. A Raposa está invicta há 12 partidas. A diferença para o Grêmio segue em 11 pontos, já que os gaúchos também venceram - 1 a 0 sobre Botafogo, por 1 a 0, no Maracanã. A chance de o Imortal conquistar a taça é de 2,7%. Há cinco jogos sem vencer, o Glorioso ficou bem mais longe da disputa e agora tem apenas 0,1% de chance (uma em mil). O Atlético-PR, terceiro colocado, tem 0,2% (uma em 500). Os cálculos são do matemático Oswald de Souza.
CHANCES_CLUBES_#26-2 (Foto: Infoesporte)

A disputa pelo título parece ter se limitado ao duelo entre Cruzeiro e Grêmio, mas Atlético-PR e Botafogo ao menos aparecem com boas possibilidades de conquista de vaga na Libertadores. O Furacão tem 73% e o Glorioso 65%. Em sexto lugar na tabela mas com uma diferença de seis pontos para o G-4, o Vitória tem 13% de chance. O quinto na classificação é o Atlético-MG, que já está garantido na competição por ser o atual campeão.
A parte de baixo da tabela

Há sete rodadas sem vencer, o Coritiba vê seu risco aumentar consideravelmente: 29%. O coxa teve um ótimo início de Brasileiro e chegou a ser líder, mas não conseguiu manter o ritmo. Após a derrota para o Internacional por 1 a 0, o Fluminense tem agora o mesmo percentual tanto para classificação para Libertadores quanto para o risco de rebaixamento: 5%.

O 3 a 2 em cima do Vitória melhorou a condição do São Paulo, que tinha 38% de risco e agora tem 25%. O Tricolor trava uma batalha direta com o Vasco, que empatou com o Flamengo e aumentou seu risco de 35% para 36%. Criciúma (70%), Ponte Preta (91%) e Náutico (99,7%), que não venceram na rodada, seguem em situação muito delicada.
fonte: globo