quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dida enterra trauma de pênaltis no Grêmio e abre caminho para renovar

Após pegar três cobranças contra Corinthians, goleiro é elogiado por direção e Renato Gaúcho e deve permanecer na temporada 2014

Por 
Porto Alegre
74 comentários


A sabedoria dos experientes ensina: é preciso ter calma para alcançar o melhor.Dida, 40 anos, foi o maior exemplo desse ditado no Grêmio versão 2013. Após começo claudicante, sem pegar nenhum pênalti, em duas decisões e 14 cobranças, o goleiro enterrou o trauma. Decidiu a classificação à semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, com três defesas, como fizera na final da Liga dos Campeões de 2003, retomou a fama de pegador de cobranças e abriu caminho para renovar contrato.
O vínculo termina em 31 de dezembro. Renato Gaúcho, que também precisa acertar a permanência, está satisfeito com o trabalho do camisa 1. Deseja a continuidade. Que será negociada pelo presidente Fábio Koff.
- Dida voltou a ser o velho Dida. Sempre confiamos nas qualidades que nos levaram a contratá-lo. Uma delas é a de ser um goleiro que defende pênaltis. Estamos satisfeitos. Além de um excelente profissional, é um cidadão. Nos deixa à vontade para decidir o futuro. O faremos na hora certa - disse o dirigente.
Dida defende três cobranças de pênaltis e classifica Grêmio (Foto: Jefferson Bernardes/Grêmio FBPA)Dida defende três cobranças de pênaltis e classifica Grêmio (Foto: Jefferson Bernardes/Grêmio FBPA)
A contratação foi pedida por Vanderlei Luxemburgo no final de 2012, ano da retomada da carreira de Dida, na Portuguesa, após dois anos de afastamento. O camisa 1 ganhou vaga de titular de Marcelo Grohe. Mas não defendia pênaltis.
RivalPênaltisDefesas
Inter10
São Luiz40
Juventude60
Santa Fé10
Santos10
Atlético-MG10
Cruzeiro11
Inter10
Corinthians53
Foi assim nas decisões em série com São Luiz e Juventude, no Gauchão, na Libertadores e no Brasileirão. Só na 15ª cobrança, diante do Cruzeiro, que conseguiu defender, em chute de Everton Ribeiro. Depois, levou gol de D'Alessandro no Gre-Nal do domingo.
Com as defesas dessa quarta, em chutes de Danilo, Edenilson e Alexandre Pato, repetiu o feito de dez anos atrás. Em Manchester, na final da Liga dos Campeões contra o Juventus, o goleiro pegou os chutes de Trezeguet, Zalayeta e Montero. Deu o título ao Milan.
- Ultimamente, eu não estava pegando. Normalmente, eu ia para os pênaltis sem tanta responsabilidade. Hoje, tive a responsabilidade - comentou o camisa 1.
Renato se diz satisfeito. Elogia a postura de Dida:
- O Grêmio está muito bem servido. Tanto o Dida como os reservas, especialmente o Marcelo, são muito bons. Confio nos quatro (há ainda Busatto e Follmann).
De folga nesta quinta, o Grêmio se reapresenta na sexta. Volta ao Brasileirão, domingo, para enfrentar o Coritiba. O começo da semifinal com o Atlético-PR é na quarta-feira. Em Curitiba. E com o velho Dida de volta.