quinta-feira, 12 de junho de 2014

CR7, Messi, Klose? Melhor média de gols nas 32 seleções é de Neymar

Entre atacantes da Copa com melhor aproveitamento, brasileiro aparece no topo da lista. Português e argentino ocupam apenas 15ª e 16ª colocações, respectivamente

Por 
São Paulo
144 comentários
Neymar não veste a 9 e não é o típico centroavante. Os números com a camisa do Brasil, no entanto, são de goleador dos bons. Aos 22 anos, o craque chega à sua primeira Copa do Mundo com a melhor média de gols por seleções entre todos os jogadores do Mundial. Na comparação com o brasileiro, quebradores de recordes como Messi e Cristiano Ronaldo ou goleadores clássicos como David Villa, Drogba, Fred e Klose ficam para trás.
Neymar gol Brasil x Coreia (Foto: AP)Neymar "está voando" com a camisa da Seleção: números do jogador são impressionantes pelo Brasil (Foto: AP)

Há quatro anos referência na seleção brasileira, Neymar, aos 22 anos, é o mais novo da lista. Marcou 31 gols em 49 jogos: média de 0,63. Entre os 23 convocados por Scolari, Fred – esse sim um clássico camisa 9 – é quem mais se aproxima do atacante do Barcelona. Em 35 partidas, o jogador do Fluminense balançou as redes em 18 oportunidades, tendo uma média de 0,51 gol por jogo pela Seleção.
Em levantamento realizado com os jogadores de melhor média de gols de cada uma das 32 seleções da Copa do Mundo de 2014, o veterano atacante da Costa do Marfim, Didier Drogba, é quem aparece na segunda colocação. Aos 36 anos, o jogador do Galatassaray chega ao seu terceiro Mundial com 63 gols em 111 partidas pelo seu país. Média de 0,62 por jogo.
A terceira colocação na lista é do espanhol David Villa. Ele, que já anunciou sua aposentadoria da Roja após a Copa, marcou 96 gols em 58 partidas, tendo uma média de 0,60.
Dupla que revezou o prêmio de melhor jogador do mundo nas últimas seis temporadas, Cristiano Ronaldo e Messi aparecem somente nas 15ª 16ª colocações, respectivamente. Com 49 gols em 111 jogos, o português marcou 0,44 gol por partida com a camisa de seu país. Média idêntica à do argentino que, em 86 jogos, balançou as redes em 38 oportunidades.  Já o atacante alemão Miroslav Klose, perto de tomar de Ronaldo o posto de maior artilheiro da história das Copas, é o sétimo da lista, com 69 gols em 132 partidas (0,52).  
Pelo Barcelona, porém, Neymar está longe de ser um goleador nato. Em sua primeira temporada na Espanha, o brasileiro marcou 14 gols em 39 partidas, tendo uma média de 0,35 por jogo. Números bons. Mas como diz a própria imprensa da Catalunha, “quando coloca a camisa do Brasil...”.
Nesta quinta-feira, Neymar e seus companheiros de Seleção estreiam na Copa do Mundo contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo, às 17h (de Brasília). A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo. O site também acompanha os lances em Tempo Real.
tabela artilheiros seleções (Foto: Arte GloboEsporte.com)
FONTE GLOBO