Capitão diz que seria cômodo ficar fora da Copa, mas avisa que vai "botar a cara" e assume que ainda está devendo uma grande atuação: "Obviamente queria dar mais"
Por Edgard Maciel de Sá
Manaus
Comente agora
A forma física não é a ideal, a tendinite no joelho ainda incomoda. MasCristiano Ronaldomesmo assim se esforça para ajudar Portugal. O melhor jogador do mundo, no entanto, não consegue resolver tudo sozinho. Ele corre, chama a responsabilidade, mas não tem com quem dialogar em campo. As duas partidas da seleção na Copa do Mundo apresentaram uma equipe com muita deficiências técnicas, desfalques importantes e capaz de tornar discreto até mesmo um atleta da qualidade de seu capitão (veja os melhores momentos do craque contra os Estados Unidos no vídeo acima). Resumida em apenas uma palavra, uma equipe limitada com o próprio CR7 admite.
- Seria mentira dizer que somos uma seleção top. Não é verdade. Estamos com muitos problemas de lesões e suspensões. Ausências como Pepe e Coentrão nos complica muito. Temos uma seleção limitada. E obviamente que sem todos em seu melhor nível não conseguiremos derrotar as seleções top do mundo. Ninguém vem até a Copa sem querer demonstrar um bom futebol, sem querer brilhar ou se esforçar. Isso é impensável. Mas existem coisas que não são possíveis, como correr mais ou ter mais qualidades - afirmou Cristiano Ronaldo após o empate em 2 a 2 com os Estados Unidos no último domingo.
Portugal já sofreu com quatro lesões durante o Mundial, todas musculares: o goleiro Rui Patrício, o lateral Fábio Coentrão e os atacantes Hugo Almeida e Postiga. A base da equipe é a mesma que chegou à semifinal da última Eurocopa, mas está longe de apresentar futebol semelhante ao de 2012. Depois de uma temporada quase perfeita pelo Real Madrid, com direito a prêmio de melhor jogador do mundo e ao 10º título da Liga dos Campeões do clube, Cristiano está perto de amargar a eliminação ainda na fase de grupos da Copa do Mundo ao lado de seus companheiros. Segundo ele, seria cômodo não disputar o Mundial e terminar em alta individualmente. Mas fez questão de "colocar a cara" até o final por seu país, mesmo admitindo que poderia contribuir mais
- Para mim seria muito fácil não disputar a Copa do Mundo. Venho de um ano magnífico a nível de clubes, ganhei a Liga dos Campeões e prêmios individuais. Mas, cara, não estou aqui para justificar a lesão que todos já conhecem. Podia estar melhor, obviamente queria e podia dar mais, ainda assim estou aqui para ajudar. Eu e meus companheiros não conseguimos alcançar resultados melhores, mas temos de levantar a cabeça. Por mim eu vou até o último jogo. Dou a cara e vou até o final - frisou.
Com um ponto em dois jogos e quatro gols negativos de saldo, Portugal espera por um milagre para chegar às oitavas de final. A seleção do técnico Paulo Bento precisa derrotar Gana na próxima quinta-feira, às 13h, em Brasília, e ainda esperar o resultado de Alemanha e Estados Unidos - que se enfrentam no mesmo dia e horário, mas em Recife. O empate neste confronto, no entanto, classifica alemães e americanos.
CR7 arrisca chute contra o Estados Unidos: craque mais uma vez teve atuação discreta na Copa de 2014 (Foto: Reuters)fonte: globo