Jogadores do Uruguai procuram deixar astro lesionado tranquilo e tirar pressão por retorno-relâmpago durante cura que inclui terceiro turno de exercícios fora do CT
Por Lucas Rizzatti
Montevidéu
Comente agora
Luis Suarez vai se dedicar a trabalhos mais pesados a partir desta semana (Foto: Edgard Maciel)
Dedicação em tempo integral e boas doses de carinho são as receitas do Uruguai para recuperar Luis Suárez antes da estreia na Copa do Mundo, a 11 dias. O astro da Celeste começou na segunda-feira uma nova fase do tratamento após a cirurgia no joelho esquerdo em 22 de maio. Uma etapa mais pesada e que exige até "tema de casa".
Suárez precisa trabalhar em dois turnos no bucólico "Complejo Celeste" e ainda fazer uma terceira empreitada de exercícios no conforto do lar. Foi o que anunciou o médico Alberto Pan:
- Além de trabalhar em dois turnos, levará deveres para a sua casa. Estamos seguindo exatamente o planejado, e a evolução é boa.
A disposição de Suárez em voltar a sua boa forma anima o corpo médico e a comissão técnica da Celeste. Eles colocam na conta dessa postura positiva do atacante boa parte da esperança de recuperação a tempo de enfrentar a Costa Rica, em 14 de junho, na estreia do Mundial.
Mas não é só Luisito que parece encarar a desventura com alto astral. Parte também de seus colegas de vestiário a iniciativa de incentivá-lo. São duas as palavras de ordem: tranquilidade e carinho. A ideia é tirar o peso sobre Suárez e deixá-lo à vontade caso não reúna as condições ideais já para a primeira partida.
- Suárez está muito bem, com muita gana. Está, como todos sabem, na etapa de recuperação. Mesmo assim, já estamos todos contentes, vendo ele se recuperar passo a passo e tranquilo - ponderou Forlán.
- Ele está muito bem. O nosso papel é deixá-lo tranquilo. Creio que vai chegar na sua melhor forma. Mas, se não der, haverá outro companheiro com condições de substituí-lo - reforçou o lateral-direito Maxi Pereira.
Do mate à academia
O primeiro gesto de carinho foi na sexta-feira passada, quando Suárez rumou ao centro de treinamentos pela primeira vez após a cirurgia apenas para desejar boa sorte aos companheiros antes do amistoso contra a Irlanda do Norte. No fim, ficou no local por mais de duas horas, em muita conversa regada a mate.
O tratamento já havia começado em casa, logo após a cirurgia, ocorrida há 12 dias. Primeiro, com aplicações de gelo e depois de estimulação elétrica, o que mantém os músculos tonificados. Suárez só passou a levantar a perna no seu quarto dia de recuperação. Na segunda, passou a trabalhar no ginásio do CT, em exercícios de musculação e marcha contínua.
A ideia dos médicos é de, em breve, colocá-lo na bicicleta e fazer os primeiros testes de impacto sobre o joelho esquerdo operado. O próximo passo seria uma série de corridas e, por fim, o retorno às atividades com bola. Um caminho longo, como se vê. Para um tempo curto. O Uruguai inteiro conta com Suárez.