sexta-feira, 27 de junho de 2014

Site da Fifa: seleção da Copa tem dois brasileiros, mas exclui artilheiros

David Luiz e Thiago Silva ficam entre os 11 melhores da primeira fase, de acordo com avaliação de patrocinador. Messi, Neymar e Müller estão fora

Por 
Rio de Janeiro
92 comentários
A zaga brasileira entrou na seleção da primeira fase da Copa do Mundo, elaborada por um patrocinador da Fifa e divulgada no site da entidade. David Luiz e Thiago Silva estão entre os quatro defensores mais bem avaliados. Curiosamente, os três artilheiros da competição ficaram fora: Neymar (nota 9,52), Messi (9,45) e Müller (9,12). Eles perderam vaga no ataque para o francês Benzema e o holandês Robben. 
A seleção da primeira fase, de acordo com avaliação no site da Fifa, ficou com Enyeama (Nigéria - nota 9,35), David Luiz (Brasil - 9,69), Van Buyten (Bélgica - 9,58), Thiago Silva (Brasil - 9,5) e Sakho (França - 9,47); James Rodríguez (Colômbia - 9,79), Perisic (Croácia - 9,74), Shaqiri (Suíça - 9,55) e Lahm (Alemanha - 9,33); Benzema (França - 9,65) e Robben (Holanda - 9,62). O meia croata Perisic é o único nome da seleção da Fifa que faz parte de uma seleção eliminada ainda na fase de grupos. 
A avaliação divulgada pelo site da Fifa foi elaborada pela Castrol, fabricante de lubrificantes automotivos que patrocina a entidade. O índice é determinado por um sistema de rastreamento que recolhe dados sobre cada jogador do Mundial. As informações são analisadas por uma equipe de especialistas, que atribui pontos para cada atleta com base no nível de contribuição para a vitória ou o bom desempenho da seleção em campo. 
O índice elaborado pela Castrol é atualizado após cada rodada de jogos do Mundial. Nas atualizações anteriores do índice, o zagueiro David Luiz era o único jogador brasileiro na seleção da Fifa. O ranking aponta os melhores por posição: goleiros, defensores, meias e atacantes. Como não há um lateral entre os quatro melhores defensores, a seleção no site da Fifa improvisou David Luiz e Sakho nas laterais.
Na Copa das Confederações do ano passado, o atacante Fred, da Seleção, foi o jogador mais bem avaliado pelo índice. Com cinco gols, o brasileiro foi um dos artilheiros da competição, ao lado do espanhol Fernando Torres. Em 2010, na Copa do Mundo da África do Sul, o zagueiro Sergio Ramos, da campeã Espanha, ocupou o topo do ranking. 
fonte: globo