Embalados, campeões do segundo turno têm levado a melhor nas últimas decisões. Com boa fase do ABC, América-RN tenta quebrar o tabu e ficar com a taça
O que as equipes do Corintians-RN, Santa Cruz-RN, ABC, América-RN e Globo FC têm em comum? Nos últimos cinco anos, todas foram campeãs do primeiro turno do estadual, mas não conseguiram conquistar o título do Campeonato Potiguar. A última vez em que isso aconteceu foi em 2009, quando o Assu derrotou o Potyguar de Currais Novos na final e ficou com o caneco. Desde então, os campeões do segundo turno demonstram chegar mais fortes para disputar o título da competição e, há cinco anos, somente a equipe que se sagrou campeã do returno levou a taça para casa.
Em 2014, o América-RN levou a melhor diante do Globo FC na final e se sagrou campeão estadual (Foto: Klênyo Galvão)
Em 2010, o Corintians-RN, então campeão do primeiro turno, enfrentou o ABC na finalíssima, e viu o Alvinegro subir ao ponto mais alto do pódio. No ano seguinte, foi a vez do Santa Cruz-RN ver o título escapar. Após vencer o primeiro turno diante do ABC, o Tricolor do Trairi foi batido pelo próprio Alvinegro no returno e na final do campeonato. Na oportunidade, o Mais Querido comemorou o 52º título estadual. No ano de 2012, foi a vez do Clássico Rei decidir o título. Em dois jogos eletrizantes, o ABC, campeão do primeiro turno, duelou com o América-RN, que vencera o returno, e viu seu maior rival comemorar o título estadual em sua própria casa, o Frasqueirão.
Em 2013, foi o América-RN, na época atual campeão estadual, quem se deu mal. Jogando contra o Potiguar de Mossoró, que havia se sagrado campeão do returno em cima do Mecão, o América perdeu a chance de conquistar o bicampeonato na disputa de pênaltis: 5 a 4 para o Time Macho. No ano passado, o recém-fundado Globo FC venceu o primeiro turno apertado, superando o América-RN apenas pelo critério de saldo de gols. Reencontrando o Alvirrubro na final do campeonato, a Águia de Ceará-Mirim perdeu por 2 a 1 no Barretão e no jogo da volta ficou no 0 a 0 na Arena das Dunas, fracassando em conquistar seu primeiro título estadual.
SAIBA MAIS
Em 2015, torcedores de América-RN e ABC viveram momentos distintos ao longo de todo o Campeonato Potiguar. O primeiro turno foi dominado pela equipe alvirrubra, que venceu sete das nove partidas disputadas e se sagrou campeã invicta. Mais do que isso, o elenco comandado por Roberto Fernandes não só venceu, mas convenceu sua torcida, algo que o ABC de Roberto Fonseca não conseguiu fazer, mesmo diante da invencibilidade alvinegra. Veio o segundo turno e, agora sob o comando de Josué Teixeira, o ABC cresceu de produção, se tornou uma equipe ofensiva e as vitórias apareceram. Resultado: o Mais Querido se sagrou campeão do returno com 100% de aproveitamento.
No primeiro duelo entre as duas equipes, nesta quarta-feira, na Arena das Dunas, houve empate por 1 a 1. Agora, no sábado, no Frasqueirão, quem vencer fica com o título. Se houver igualdade novamente, a decisão será nos pênaltis. Será que o América consegue quebrar este tabu?
Relembre últimas cinco finais
2010 - ABC campeão
1º jogo: Corintians-RN 1 x 5 ABC
2º jogo: ABC 1 x 2 Corintians-RN
2011 - ABC campeão
1º jogo: Santa Cruz-RN 1 x 0 ABC
2º jogo: ABC 3 x 1 Santa Cruz-RN
2012 - América-RN campeão
1º jogo: América-RN 2 x 1 ABC
2º jogo: ABC 0 x 2 América-RN
2013 - Potiguar campeão
1º jogo: Potiguar 2 x 2 América-RN
2º jogo: América-RN 1 (4) x (5) 1 Potiguar
2014 - América-RN campeão
1º jogo: Globo FC 1 x 2 América-RN
2º jogo: América 0 x 0 Globo FC
Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique emgloboesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.
fonte: globo