quarta-feira, 27 de maio de 2009

RAIO-X: confira uma análise completa das equipes de Internacional e Coritiba


GLOBOESPORTE.COM mostra detalhes do duelo entre os clubes


Confira o Raio-X do jogão desta quarta
De um lado, uma das equipes mais festejadas do país na atual temporada. Do outro, um time em reconstrução. Assim, Internacional e Coritiba iniciam o confronto válido pela semifinal da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h50m, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O Colorado vai em busca de seu segundo título na competição (foi campeão em 1992), enquanto o Coxa tenta chegar à sua primeira final – o melhor desempenho foi em 2001, quando terminou em terceiro lugar.

Campeão de forma invicta e incontestável do Campeonato Gaúcho e líder do Brasileirão com três vitórias em três rodadas, o Inter chega ao duelo como favorito. O Coritiba, porém, conta com um bom esquema ofensivo, apesar da ausência de Marcelinho Paraíba, destaque da equipe nos últimos jogos, mas suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Para esquentar ainda mais o confronto, o GLOBOESPORTE.COM montou um Raio-X especial comparando os dois times, mostrando suas principais virtudes e defeitos.


GOLEIROS



INTER: Lauro tem sido um dos destaques do Inter na atual temporada. Até o segundo jogo contra o Flamengo, pelas quartas-de-final da competição, o goleiro ficou mais de 500 minutos sem sofrer gol. Nas últimas partidas, tem feito defesas brilhantes e ajudado a equipe a conquistar bons resultados. CORITIBA: Desde que chegou ao clube no ano passado, Vanderlei aproveitou lesão de Edson Bastos e entrou no time titular para não sair mais. Com boas defesas, transmite segurança à zaga do Coxa e é querido pela torcida. VANTAGEM: Internacional
SISTEMA DEFENSIVO

Lucas Uebel/VIPCOMM
Além de marcar, Índio costuma marcar gols com a camisa do Internacional
INTERNACIONAL: Na temporada, o ataque é o setor que tem chamado mais atenção nos jogos do Colorado. A defesa, porém, tem contribuído nos resultados com atuações seguras, dando tranqüilidade ao time do técnico Tite. Se não é tão brilhante quanto a parte ofensiva, também tem ótimos números: apenas 17 gols sofridos em 32 jogos. Curiosamente, a defesa foi bastante criticada nas primeiras partidas do ano, mas conseguiu conquistar a confiança da torcida. Pela direita, Bolívar, zagueiro de origem, assume a posição que pertencia a Marcão em 2008 e praticamente não avança. Índio e Álvaro são dois defensores de porte e formam uma boa linha de defesa ao goleiro Lauro. O lateral-esquerdo Kleber é o que tem mais liberdade para avançar.

Pelo meio, Tite não poderá contar com seu principal cão de guarda, Guiñazu, suspenso. Andrezinho, que tem características mais ofensivas, entra em seu lugar, e Sandro atua mais recuado, à frente dos zagueiros. Magrão será o outro responsável por ajudar a parte defensiva.

Divulgação/Site Oficial do Coritiba
Cleiton deve voltar à zaga do Coxa
CORITIBA: Com um esquema formado por três zagueiros, o sistema defensivo do Coxa não tem a confiança do torcedor alviverde. Muitas vezes lenta no combate, a zaga apresentou altos e baixos durante o Campeonato Estadual e nos jogos da Copa do Brasil. Para o confronto contra o Inter, o técnico René Simões poderá promover a volta de Cleiton, que estava machucado. Se não jogar, Rodrigo Mancha deverá ser recuado e atuar pela direita, com Pereira pelo centro e Felipe na esquerda. Rodrigo Mancha e Leandro Donizete deverão ser os responsáveis de dar mais segurança à zaga alviverde. O primeiro tem sido um dos principais jogadores da equipe durante a temporada, apesar de já ter contrato assinado com o Santos. Já Donizete alterna bons e maus momentos na equipe. Vantagem: Inter
SISTEMA OFENSIVO



Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM


Taison e Nilmar no treino do Inter
INTER: É a “menina dos olhos” do técnico Tite. Com um desempenho arrasador até aqui, o trio formado por D’Alessandro, Nilmar e Taison têm tirado o sono das zagas rivais e fazem do Internacional o time com o melhor ataque em 2009: 87 gols em 32 jogos (média de 2, 71 por partida). Nos últimos jogos, porém, o trio não brilhou, mas continuou fazendo gols importantes, como o de Taison, contra o Goiás. O tento, aliás, foi um exemplo da qualidade ofensiva do Colorado. A jogada começou no meio-campo, passou pelos pés de Taison, que apareceu na grande área para concluir passe de Marcelo Cordeiro.

Agência/Estado
Ariel é uma das principais armas do Coxa
CORITIBA: O principal destaque do Coxa na temporada está fora do confronto desta quarta-feira. A ausência de Marcelinho Paraíba, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, vai ser o a principal perda de René Simões para a partida. Marcos Aurélio, que começou bem o ano, mas teve uma queda de produção, tem recuperado as boas atuações e tem encaixado bem com o argentino Ariel, responsável pelas jogadas de área da equipe. No meio, a armação de jogadas deverá ficar a cargo de Carlinhos Paraíba, que tentará suprir a ausência do conterrâneo. Vantagem: Inter


TÉCNICOS

Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM


Tite está com prestígio no comando do Inter
INTER: Tite já demonstrou diversas vezes ter a equipe nas mãos. O título do Campeonato Gaúcho é mais um capítulo no processo de consolidação da relação entre o treinador e a torcida colorada. Quando ele chegou ao Inter, era visto com ressalvas por muitos torcedores, ressabiados com a identificação do profissional com o Grêmio. A conquista da Sul-Americana e agora a vitória em território regional eliminam qualquer eventual bronca que pudesse resistir. E o mais importante: em uma campanha impecável, marcada por bom futebol e três vitórias em Gre-Nais.

Divulgação/Site Oficial do Coritiba
René conseguiu dar mais motivação ao Coxa
CORITIBA: A volta de René Simões ao Coritiba durante o Campeonato Paranaense foi motivo de comemoração da torcida alviverde. Afinal, foi ele um dos principais responsáveis pela campanha que levou o clube ao título da Série B em 2007. O retorno do treinador, em substituição a Ivo Wortmann, parece ter aumentado a motivação dos jogadores. Mas René ainda não conseguiu dar um padrão ao time, que ainda alterna partidas boas com outras nem tanto.

Vantagem: Inter


OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS Nicolas França - Gazeta do Povo "O Flamengo mostrou que não é impossível bater o Inter, já que eles quase conseguiram ficar com a vaga. Se tiver vontade, o Coritiba pode conseguir. A impressão que passa, porém, é que o time ainda não conseguiu um padrão. Durante o Paranaense, perdeu pontos em casa em alguns jogos e conquistou vitórias importantes em outros, como a vitória no clássico. Sem o Marcelinho Paraíba, que tem sido o destaque, fica complicado.



O René vai esconder a escalação até o último momento. A defesa causa preocupação porque é meio lenta. Cleiton deve entrar, mas ainda não foi confirmado. O destaque é os alas, Márcio Gabriel e Carlinhos Paraíba, que têm atuado bem."


fonte: globo